Previsão para Terça-feira
21 DEZ 2023
Com orçamento recorde de R$ 231,8 milhões, São Pedro terá investimentos de R$ 21 milhões em 2024
O orçamento é 45% maior em relação à administração anterior e é fundamental para a manutenção e ampliação das políticas públicas. Educação, Saúde e Obras receberão 68% dos recursos
Na última semana, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, sancionou a Lei que prevê o orçamento de R$ 231,8 milhões para o município no próximo ano, um aumento de 13,41% em relação a 2023 e de 45,35% em relação à administração anterior. O orçamento municipal é peça-chave para o equilíbrio das contas públicas e também fundamental para determinar as políticas públicas prioritárias para a população.

Além disso, em 2024 serão investidos R$ 21,3 milhões em diversos projetos em prol da municipalidade, como a reforma do prédio da Unidade Mista Integrada de Saúde (UMIS), a construção de uma praça de 20 mil metros quadrados no bairro nova São Pedro II, construção de áreas esportivas, a reforma do aeroporto municipal, pavimentação,  implantação e ampliação de redes de esgoto, entre outras diversas ações.

Orçamento

Com R$ 76,9 milhões, a Educação é a área que mais receberá recursos financeiros do orçamento em 2024. Entre os principais projetos para o ano que vem estão reforma e ampliação de unidades escolares com estrutura física e pedagógicas para atendimento em período integral, a reestruturação e adequação dos espaços escolares nas unidades que trabalham em período integral, além da manutenção e ampliação da oferta de atividades diversificadas em contraturno escolar, tais como design de games, robótica, língua inglesa, judô, natação e dança.

Outro setor que se destaca na distribuição de recursos públicos é o da Saúde, que terá a sua disposição um total de R$ 54,4 milhões. Entre as novidades para o próximo ano estão a construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com investimento estimado de R$ 1,1 milhão e de um Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

Com R$ 26,2 milhões do orçamento, a área de Urbanismo seguirá atuando em diversas frentes de trabalho, entre elas a de infraestrutura urbana, levando pavimentação asfáltica, drenagem, galerias, guias e sarjetas aos bairros mais distantes da região central do município. Em 2023 foram mais de 30 quilômetros de novas ruas, estradas e avenidas nos bairros do Giocondo, Macuco, Chácara ABC, Chácara São Paulo, Mirante, Capim Fino, Jardim Serrano, Serra Verde, Colina (parte baixa) e Alpes das Águas.

As áreas que mais tiveram seus recursos ampliados ao longo dos quatro anos da atual administração (2021-2024) foram as de Cultura (291%); Desporto e Lazer (87,65); Segurança Pública (77,85%); Policiamento (76,36%); Assistência Social (64,21%); Saúde (47,13%); Educação (49,50%); Obras Urbanas e Rurais (45,29%); Gestão Ambiental (42,64%); Urbanismo (35,53%); Turismo (23,72%); Saneamento (9,33%); e Trabalho (7,46%).

CONVÊNIOS - Na atual administração, foi ampliada também a parceria entre a Prefeitura de São Pedro com o Governo do Estado e com a União para o fortalecimento das políticas públicas do município. Em 2024, São Pedro receberá transferências de R$ 25 milhões, entre recursos vinculados e convênios, um volume 138% maior que os R$ 10,5 milhões de 2021.