Previsão para Domingo
19 MAR 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
INAUGURAÇÕES
Espaço do Cozinhalimento é inaugurado com planos para várias ações
Criado para ser um local de aprendizagem e multiplicador de informações, o projeto Cozinhalimento foi inaugurado nesta terça-feira, 19, no Fundo Social de Solidariedade com estes e outros planos, como por exemplo, ser usado pela Secretaria da Saúde para ações terapêuticas vinculadas ao CAPS (Centro de Atenção Psicosocial)  e ao CER (Centro Especializado em Reabilitação) ou para práticas do curso de Nutrição oferecido na ETEC.

“Queremos usar muito esse espaço, oferecendo cursos em parceria com o Estado, organizados pelo próprio Fundo Social e CRAS e também com instituições como o Senac, que está aqui, próximo de nós”, disse o prefeito Thiago Silva na inauguração.

A estrutura do local impressionou o diretor técnico da Secretaria Estadual de Agricultura, Marco Guazi. “Fiquei admirado com tudo o que eu vi, com o cuidado. Volto a São Paulo com orgulho por ter vindo. Com certeza São Pedro está no nosso mapa para novas ações”, disse no evento em que anunciou também a liberação de um curso para a cidade.

Vice-presidente da Câmara, Antonio Toledo, o Toninho da Sorveteria, destacou que quem mais ganha com as mudanças e a implantação do programa são os munícipes. “São muitas ações realizadas. Agradeço e parabenizo a administração por estas conquistas”, disse. O vereador lembrou também de Alexandre José Longhi, nome dado ao novo espaço. “Quando cheguei  a São Pedro, comprei uns tachos que tenho até hoje”, recordou.

“Esse é um projeto importante que vai estimular a capacitação profissional de diversas áreas da gastronomia”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mariana Targher.

Também participaram da inauguração os vereadores Cleuza Barros, Du Sorocaba, Dudu, Adriano Vitor, Luciano Mazzonetto e Luiz Fernando Gomes Altos, o Melado; os secretários Leandro Sanches (Saúde), Claudinei Arruda (Governo), Cássio Capellari (Justiça),Rubens Françoso (SAAESP) a primeira-dama Lara Sartori, o comandante da Guarda Civil Municipal, Luciano Luna, e vários coordenadores municipais, como Adriana Mariano (Desenvolvimento Social).

O Cozinhalimento é um programa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que tem como base a instalação de cozinhas para capacitação de agentes multiplicadores de ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, além do incentivo à geração de renda.

Para implantar o programa, foi construída no prédio Fundo Social de Solidariedade de São Pedro, no bairro Nova Estância, uma cozinha industrial, equipada com toda a infraestrutura de uma cozinha profissional, como forno e geladeiras industriais, freezer de 500 litros, panelas e equipamentos como batedeiras e liquidificadores com grande capacidade, pias e bancadas de aço inox, revestimento cerâmico e em granito.

Justa homenagem

Localizada na rua Marieta de Toledo Mendes, 264, no Jardim Nova Estância, a Cozinhalimento “Alexandre José Longhi" é uma homenagem a um são-pedrense que, desde muito menino, já era inclinado a brincar de fazer andores, altares e pregações para seus irmãos de fé.

Trabalhou como escriturário e comerciante, mas periodicamente também gostava de armar presépios e ornamentar altares de igreja, além de cantar e reger coros religiosos, como o Coro Mariano e o Coral Santa Cecília.

Como vicentino, Alexandre foi um dos fundadores da Casa dos Velhinhos de São Pedro, após longos anos de trabalho comunitário para que essa instituição tão importante para o município existisse.

Nascido em 16 de março de 1930, “Xande Longhi”, como era carinhosamente tratado pela sociedade são-pedrense, faleceu no dia 8 de novembro de 2006. O filho de Vitorio Longhi e Amália Contador Longhi teve sete irmãos: Rosa, Eleonora, Tercila, Leonila, Leolinda, Maria Eleni e Padre Ângelo Pedro Longhi.

AGRADECIMENTO – Sobrinha do homenageado, Ana Maria Estevam Scanholato agradeceu a homenagem em nome da família. “Estamos muito emocionados e agradecemos muito”, disse.

Fotos: Tiago Stoco