Em 2025, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social foi um dos setores que mais receberam recursos e investimentos da Prefeitura da Estância Turística de São Pedro, em obras estruturantes, de reforma, de construção e na ampliação dos serviços públicos, da atenção básica e do desenvolvimento social às especialidades médicas e odontológicas.
As obras encontram-se em etapa de projeto, outras em etapa de construção e algumas já finalizadas, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Outra novidade é o prédio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, próximo à Praça Santa Cruz, com reforma estrutural já iniciada. O local, onde funcionava a antiga Cozinha-Piloto e que foi adaptado para abrigar a secretaria, passa por uma completa reestruturação física e operacional em todo o seu espaço de 500 metros quadrados.
A farmácia municipal ocupará o andar térreo inteiro, com um ambiente de atendimento climatizado, novas cadeiras e guichês, painel de senha, acessibilidade e outras novidades. Em 2025, somente na farmácia municipal, foram mais de 41 mil atendimentos realizados, com a dispensa gratuita de mais de 5,7 milhões de insumos, medicamentos, materiais e demais produtos necessários para o cuidado, tratamento e prevenção de doenças. Destes, 364 mil foram medicamentos de alto custo.
O primeiro andar do prédio será destinado aos serviços de desenvolvimento social, como regulação, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, previdência social (INSS), bolsa família, plantão social e transporte, que, neste ano, disponibilizou condução gratuita a 1.500 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, para a realização de exames e demais procedimentos em outros municípios.
Saúde 100%
Com mais de 37 mil usuários cadastrados no sistema, o município de São Pedro encerra 2025 com 100% de cobertura disponível para os serviços de Atenção Básica (UBS), Saúde da Família (ESF), especialidades em saúde (UMIS) e mental (CAPS). Ao todo, foram 176 mil atendimentos ao longo do ano, além de 32 mil exames.
Destes, 11.256 atendimentos somente no CAPS, nas áreas de enfermagem, procedimentos, nutrição, psicologia clínica, assistência social e psiquiatria. Com projeto já aprovado, um novo prédio do CAPS será construído, em breve, para melhor atender esse tipo de demanda, próximo às instalações da UMIS, que também passará por reforma de ampliação.
Na atenção básica, duas UBS (Dorothea e São Francisco) terão o espaço ampliado e ganharão mais três consultórios.
Mobilidade
Neste ano, mais uma ambulância foi incorporada à frota municipal para fortalecer o atendimento às ocorrências de emergência.
Em breve, segundo o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcelo Pinto de Carvalho, o município deve receber, do Ministério da Saúde, sua segunda ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), veículo equipado para ocorrências de primeiros socorros, voltado para casos de urgência e emergência médica.
“O objetivo é garantir mais mobilidade e qualidade aos serviços de saúde e desenvolvimento social ao cidadão”, diz o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcelo Pinto de Carvalho.
Próteses dentárias e auditivas
O ano de 2025 também ficou marcado por um fato histórico: pela primeira vez, em São Pedro, foram adquiridas, entregues e instaladas próteses dentárias (dentaduras) aos munícipes, com 100% de gratuidade.
Até o momento, são 430 pacientes beneficiados: 280 já com as próteses dentárias colocadas e outros 150 aguardando o processo de moldagem e adequação para instalação até o final do ano. Pacientes como a são-pedrense Aparecida Terezinha Moraes Pereira. Com 75 anos, ela teve a primeira prótese colocada em Piracicaba, 18 anos atrás. “Gostei mais do atendimento daqui, de São Pedro, pois foi colocada do jeito certo”, elogiou.
“É uma experiência incrível ver o brilho nos olhos e a alegria estampada no rosto dos pacientes ao olharem no espelho após a instalação da prótese, testemunhar o aumento da autoestima dessas pessoas”, disse o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.
Já a compra dos aparelhos auditivos foi viabilizada graças aos recursos oriundos de emenda parlamentar da Câmara Municipal. Foram 200 aparelhos instalados neste ano, beneficiando 100 pacientes, selecionados de acordo com avaliação social, situação financeira e exame de audiometria.
Entre os selecionados, o aposentado José Jorge Fontes, de 74 anos. Morando em São Pedro há 23 anos, ele possui perda auditiva de 20% no ouvido direito e 80% no ouvido esquerdo. “Gostaríamos de agradecer a iniciativa da Prefeitura e da Câmara Municipal, pois isso vai melhorar muito a minha vida e a do meu marido”, disse, emocionada, a esposa, Sandra Regina Escudeiro, de 67 anos.
Aprovados pelo Cismetro, os aparelhos passaram por etapas rigorosas de ajuste e adaptação técnica, por médico fonoaudiólogo, em cada um dos pacientes, de acordo com o exame de perda auditiva de cada um.
Desenvolvimento social
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) encerrou 2025 com mais de 7,8 mil atendimentos realizados. No local, além do INSS, mais de 100 aposentados e demais beneficiários deram entrada nos benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A partir do próximo ano, eles poderão acessar os serviços da Receita Federal de forma 100% virtual (PAV) em um ponto de atendimento no prédio do Poupatempo.
Ainda no CRAS foram realizadas 1.375 atualizações de cadastro único (CadÚnico) em 2025 e mais de 220 atendimentos de Proteção Integral à Família (PAIF).
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) beneficiou cerca de 100 idosos, com cursos, atividades de promoção à saúde, bem estar, arte e cultura.
O Programa Criança Feliz atendeu 115 famílias, realizando visitas domiciliares a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças com idade de 0 a 5 anos e 11 meses. Ao todo, a equipe do CRAS realizou 506 visitas domiciliares e distribuiu 431 itens de cestas básicas, como cobertores, fraldas, leite e outros itens necessários.
Mais de 120 atendimentos jurídicos foram oferecidos no local, de maneira gratuita, e 976 pessoas puderam participar de palestras e demais atividades coletivas.
Para fortalecer a geração de renda junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, cerca de 40 mulheres participaram de cursos gratuitos de enfeites natalinos, e outras 20 aprenderam como preparar doces artesanais (compotas) para comercialização.
Obras
Enquanto o prédio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social passa por reforma, outros dois já estão finalizados, aguardando apenas o mobiliário para a inauguração e início das atividades.
Um deles é o prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situado ao lado do Corpo de Bombeiros, no bairro Vale do Sol. “São Pedro será um dos poucos da região a contar com um CREAS, que desenvolve um serviço mais especializado na proteção e cuidado a famílias e pessoas em situação de risco social ou com direitos violados”, disse a secretária especial de Desenvolvimento Social, Adriana Mariano.
Outra boa notícia é o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que em breve também deve ser inaugurado. O município já dispõe de um Centro de Saúde Bucal (CSB), no bairro São Dimas, onde o cidadão tem acesso a serviços odontológicos básicos, como consultas de rotina, limpeza, restaurações e extrações simples. Em 2025 foram 33.448 procedimentos desse tipo.
O CEO representa um novo patamar no atendimento odontológico, pois disponibilizará aos pacientes procedimentos de maior complexidade, como tratamento de canal e pequenas cirurgias.
Pets
O município também investe na saúde animal. Em 2025 foram 726 castrações, 625 procedimentos de vacinação antirrábica e 600 atendimentos clínicos de cães e gatos, realizados no Meu Pet e no Centro de Castração Social.