A Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal da Melhor Idade, promoveu, na última sexta-feira, 18, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento reuniu cerca de 50 pessoas na Câmara dos Vereadores, entre representantes de associações, grupos e demais coletivos da melhor idade e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e a Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a palestra foi antecedida pela execução do Hino Nacional e pela apresentação de música, dança e coreografia do grupo Vaidosos.
Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos com a missão de discutir e elaborar propostas para os seguintes eixos temáticos: “Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais, fortalecendo as políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa”; “Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices para a proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa”; e “Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro”.
A psicopedagoga e consultora educacional Cecília Ghirotti destacou a importância da conferência para a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos idosos. Ela administra um projeto de estimulação e reabilitação cognitiva, que capacita cuidadores no desenvolvimento de procedimentos e terapia para idosos, sobretudo aqueles com algum tipo de demência.
“Os idosos estão entre as pessoas que mais necessitam de acesso aos programas sociais e políticas públicas para a promoção da saúde, inclusão e melhora da qualidade de vida individual”, disse. “Debates como este contribuem para uma sociedade mais ativa e participativa e para que os idosos continuem a contribuir com sua experiência e sabedoria, enriquecendo a vida de todos”.