Na última segunda-feira, 10, a Casa dos Velhinhos de São Pedro promoveu uma festa de aniversário para a “Voinha”, com direito a bolo, doces, salgados, refrigerantes e música ao vivo.
A última segunda-feira, 10, foi dia de celebrar os 114 anos de vida de Maria da Paz, a “Voinha”, como é carinhosamente conhecida pelas pessoas de dentro e de fora da Casa dos Velhinhos de São Pedro.
Na ocasião, foi promovida uma festa de aniversário que contou com a presença de empresários, autoridades públicas, além dos diretores, funcionários e os demais 54 moradores da instituição. A festa teve bolo de aniversário, doces, salgados, refrigerantes e show de viola caipira ao vivo.
No aniversário estavam presentes os dois filhos da dona Maria: Otávio Brito dos Santos, 70; e Ocy dos Santos, de 65 anos, nascidos em Boa Vista do Tupim, município do interior da Bahia, terra natal da família, que se mudou para São Pedro em 2007.
“Nascemos na roça e, desde muito cedo, mamãe nos ensinou bons valores, como ser trabalhador, respeitar o próximo e ser honesto. Fico muito feliz pois aqui (na Casa dos Velhinhos) ela é amada e muito bem cuidada”, disse a filha, emocionada.
Há cinco anos na Casa dos Velhinhos e com mais de um século de memórias e histórias vividas, a dona Maria da Paz atualmente tem dois filhos, 12 netos, 15 bisnetos e mais de 30 tataranetos.
Segundo Rosimeire Cristina da Silva, técnica em enfermagem, mesmo com a idade avançada, a dona Maria da Paz ainda está lúcida e caminha e se alimenta bem. “Ela gosta de ouvir música, toma vitaminas e come carne, doces, bolo, sorvete, toma sopa, suco, refrigerante e gosta muito de frutas, como banana e uva”, relatou. E depois de se alimentar, sempre escova os dentes sozinha e tira uma soneca”, acrescentou, lembrando que a “Voinha” também gosta dos bichos e costuma segurar, no colo, os gatos e galinhas que circulam pelo pátio.