Denominado “Escola de Pais”, o evento busca aprimorar o desenvolvimento e a educação dos alunos da rede municipal de ensino por meio da reflexão, debate e compartilhamento de temas importantes para a formação de indivíduos plenos.
A educação é um processo de desenvolvimento, do qual a família precisa fazer parte. Com esse propósito, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação, lançou na quarta-feira, 12, na Emeb Prefeito João Baltieri, o projeto-piloto do programa “Escola de Pais”, um espaço de encontro entre pais, responsáveis, família e poder público.
A Escola de Pais será um espaço mensal no qual serão debatidos, partilhados e compartilhados, em toda a rede municipal de ensino, temas importantes para fortalecer o vínculo da escola com as famílias, estimulando momentos de reflexão, conhecimento e bem-estar.
Além da secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim, estiveram presentes no evento de lançamento do programa o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcelo Carvalho, o secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Vieira; a secretária de Assistência Social, Adriana Mariano; Simone Paulino, do Conselho Tutelar; Sílvia Rizzatto, do setor de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação; a diretora da Emeb Prefeito João Baltieri, Renata Raccioni e a coordenadora da escola, Joana D´arc Nunes Messias Belline.
“A educação é um processo de mudança, no qual a família precisa fazer parte, pois essa parceria permite a formação de indivíduos plenos. Contudo, essa missão não cabe apenas à Educação, tampouco somente à família. As crianças são um todo e precisam estar com a saúde em ordem, praticar esportes, desenvolver habilidades, por isso a integração com outros setores do poder público, aqui representados neste evento”, explicou Samanta, que acredita em uma educação integral e integrada para desenvolver indivíduos plenos. “Na Escola de Pais, as famílias poderão tirar suas dúvidas e buscar apoio. Sabemos que participar da vida dos filhos, atualmente, é um grande desafio, considerando a correria do dia a dia. Também serão proporcionadas palestras, rodas de conversa, oficinas terapêuticas, entre outras ações”, acrescentou.
Vivências
Após o evento de apresentação foram realizadas duas atividades: na sala 1, a equipe do Núcleo de Apoio à Inclusão, com a mediação do psicólogo Lucas Silva Garcia Blanco, trabalhou com a reflexão sobre “A importância do apoio familiar”. E, na sala 2, aconteceu a oficina de sensibilização de cuidados e bem-estar “Cuidando de quem cuida”, com a psicóloga Jenifer Milanese Spatti.