Previsão para Terça-feira
04 ABR 2024
Prefeitura de São Pedro solicita à concessionária novas obras para aprimorar segurança em rodovia
Prefeito Thiago Silva recebeu em seu gabinete representantes da concessionária Eixo-SP. Em pauta, a instalação de redutores de velocidade próximos a rotatórias, a construção de uma ciclovia até Águas de São Pedro e a duplicação da rodovia SP-304 no trecho que corta o município.
Nesta quarta-feira, 3, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, recebeu em seu gabinete dois representantes da Eixo-SP, empresa responsável pela administração da Rodovia SP-304, para tratar de questões relacionadas ao aprimoramento da segurança de motoristas, pedestres e ciclistas que circulam no trecho rodoviário que corta o município.

Na ocasião, o prefeito entregou um ofício solicitando a implantação de redutores de velocidade em dois trechos estratégicos próximos a rotatórias na rodovia. Um deles no acesso aos bairros Floresta Escura I e II, Prainha e Águas do Campo. O outro atenderia aos bairros Nova Aurora, Santa Rosa, Cachoeira, Samambaia e Sulforópolis.

“A instalação desses redutores de velocidade é de vital importância para evitar acidentes, alguns inclusive com vítimas fatais, como o que ocorreu no mês passado”, lamentou o prefeito Thiago Silva, que entregou o ofício em mãos ao assessor de Relações Institucionais da Eixo, Maurício Góes, e ao Superintendente de Engenharia da Eixo, Graciano Argento de Amorim, que já encaminharam o pedido para a análise do setor de segurança viária da empresa. Também marcaram presença o secretário de Obras, Caio Piedade, e o assessor de Governo, Ney Nielsen.

A reunião também tratou da duplicação dos 34 quilômetros da SP-304 no trecho que compreende os municípios de São Pedro e Santa Maria da Serra. De acordo com os representantes da concessionária Eixo, as obras estão programadas para o início do segundo semestre deste ano.

A Prefeitura também protocolou, junto à Eixo, uma solicitação para a construção de uma ciclovia de quatro quilômetros de extensão ao longo da rodovia, que ligaria as cidades de São Pedro e Águas de São Pedro. O ofício foi aprovado pela concessionária e agora aguarda análise técnica e aprovação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), autarquia estadual responsável pelas concessões rodoviárias.

“A ciclovia proporcionará um espaço exclusivo para os ciclistas se deslocarem com segurança. Ao separar as bicicletas do tráfego de veículos, será possível reduzir significativamente os riscos de acidentes e lesões”, disse o prefeito.