Previsão para Sábado
24 JAN 2024
São Pedro vai receber maior exposição do semestre de Mangalarga
Evento acontece de 19 a 23 de março no Haras NSG; entrada para o público será gratuita e 400 expositores devem participar
São Pedro foi a cidade escolhida para sediar a edição 2024 da Exposição Brasileira do Criador, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). O evento, que deve atrair 10 mil pessoas e tem abrangência nacional, vai acontecer no Haras NSG de 19 a 23 de março e terá apoio da Prefeitura de São Pedro.

A ABCCMM é uma entidade civil sem fins lucrativos e credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador.

Um dos maiores eventos do calendário da raça, esta edição da Exposição será realizada em parceria com o Núcleo Bandeirantes, uma espécie de regional da Associação. Representantes do núcleo reuniram-se com o prefeito Thiago Silva e com o secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, para falar sobre o evento.

“Será uma grande exposição, com entrada gratuita ao público e São Pedro foi escolhida entre várias cidades do Brasil”, pontuou o prefeito Thiago Silva.

Antonio Galvão Júnior, presidente do Núcleo Bandeirantes, conta que pesaram na decisão itens como a infraestrutura da cidade e do haras que vai sediar o evento.

A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 400 expositores participem do evento.

Também estiveram na reunião outros integrantes do Núcleo Bandeirantes: Raul Bueno Ferreira, diretor financeiro; Gabriel Kohn, gerente executivo; o médico veterinário Dener Camilo, Guilherme Lages, do Departamento de Comunicação e Marketing da ABCCMM e Peterson Silva, do Haras NSG.

A Exposição do Criador é considerado o momento oportuno para que os criadores avaliem o trabalho desenvolvido por eles em seus criatórios, pois o principal critério para participação é que o animal inscrito seja de criação do próprio expositor.

MANGALARGA MARCHADOR – A raça Mangalarga Marchador é tipicamente brasileira e surgiu há aproximadamente 200 anos na Comarca do Rio das Mortes, no Sul de Minas Gerais, por meio do cruzamento de cavalos da raça Alter, trazidos da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal, com outros cavalos selecionados pelos criadores daquela região mineira.