Previsão para Domingo
22 FEV 2024
INAUGURAÇÕES
Comemoração de 143 anos de São Pedro tem anúncio de R$ 1 milhão para a saúde
Verba será viabilizada pelo deputado estadual Helinho Zanatta, que participou da cerimônia acompanhada por várias autoridades; prefeito Thiago Silva destacou outros “presentes de aniversário”, como os 4 veículos já disponíveis para as pastas de Saúde e Educação
Com uma espécie de “volta às origens”, foi celebrado nesta quinta-feira, 22, os 143 anos de emancipação política de São Pedro, cidade que nasceu justamente por ser um ponto para tropeiros passarem, no caminho de ida e volta ao interior, com destino ao porto. A cerimônia aconteceu na Rodoviária Pedro Bragagnolo, reinaugurada após ampla reestruturação em obra realizada com recursos do Dadetur, departamento da Secretaria Estadual de Turismo. Entre os “presentes” anunciados na cerimônia está a verba de R$ 1 milhão para a saúde, que será viabilizada pelo deputado estadual Helinho Zanatta, e 4 veículos recém adquiridos pela Prefeitura para as pastas de saúde e educação.

“O aniversário é da cidade, mas quem ganha muitos benefícios é a população, especialmente a que mais precisa dos serviços públicos”, disse o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, no evento acompanhado por 10 dos 13 vereadores de São Pedro, por Clodoaldo Marques, que na cerimônia representou o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena; autoridades da segurança pública, secretários e coordenadores municipais, representantes das empresas que atuam no espaço e público em geral.

Após destacar pontos que fazem São Pedro ter relevância atualmente, como planejamento estratégico com envolvimento da população, o deputado estadual e ex-prefeito de São Pedro por dois mandatos, Helinho Zanatta, anunciou verba de R$ 1 milhão para a saúde no município. “A cidade merece isso. Hoje São Pedro é uma referência para a região. Pacientes de 28 municípios são atendidos aqui nas áreas de baixa e média complexidade e em breve, a população vai poder contar com atendimento de um hospital-dia”, disse, acrescentando que São Pedro está preparado para ofertar esses serviços.

Ao elencar fases vividas por São Pedro nos últimos anos, o prefeito Thiago Silva destacou mudanças significativas,  como a ampliação do número de alunos da rede municipal de ensino, a descentralização da saúde, obras de infraestrutura e mudanças na área de comércio e serviços. “As obras são planejadas com foco nas pessoas, em quem vai usar o serviço púbico”.

O prefeito disse ainda que há várias coisas a serem feitas na cidade, mas que os caminhos para a busca de soluções está trilhado. “Vamos inaugurar todas as obras que foram iniciadas”,afirmou,exemplificando com a obra do Parque Maria Angélica, que vai ser integrado com o Centro Gastronômico, endereço provisório da Rodoviária no período da obra. “O espaço terá calçadão, deque, aeradores de água no lago”, informou.

Participaram da solenidade os vereadores Adilson de Jesus, o Branco, presidente do Legislativo; Adriano Vitor, Antonio Toledo, o Toninho da Sorveteria; Cleuza Barros, Luciano Mazzonetto, Du Sorocaba, Dudu, Elias Candeias, Ondina Daniel e Alessandra Pisco.

A solenidade contou também com uma cerimônia das bandeiras do Brasil, do Estado e de São Pedro, realizada por atiradores do Tiro de Guerra e por apresentações de dança por alunos da ADRS.

HOMENAGEM - Ao falar em nome da família de Pedro Bragagnolo, que dá nome à Rodoviária, o neto João Sérgio Bragagnolo agradeceu a homenagem. “A família sente-se muito honrada por ver a história de um imigrante destacada em uma cidade hospitaleira, que vem crescendo. É uma alegria representar a família deste homem que é um exemplo de trabalho”

Pedro Bragagnolo nasceu em 25 de junho de 1888 na Itália e chegou ao Brasil em 1891. Lavrador e ferreiro,  teve 19 filhos. Sua  generosidade e dedicação à comunidade foram exemplares. Faleceu em 9 de abril de 1979, aos 90 anos e foi sepultado em São Pedro.

Impressões

“Estamos hoje representando nosso secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto Lucena. Mais uma entrega do Dadetur, com recursos do governo do Estado, do governo Tarcisio na cidade de São Pedro. Parabenizamos São Pedro pelo aniversário.  O secretário Roberto Lucena e o governador mandam um abraço para o prefeito Thiago pela excelente gestão que ele está fazendo com recursos do Dadetur e outras outras obras que ele realiza na cidade”

Clodoaldo Marques, da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens

“Agradecemos ao prefeito Thiago e à Prefeitura como um todo, por essa obra, que para nós, como operadores da linha São Pedro para São Paulo foi muito importante. Esta obra permitiu a entrada dos ônibus de dois andares e esse era um desejo antigo. É um veículo que vai proporcionar  conforto diferenciado para os munícipes e a partir desta mudança vamos poder atuar com estes veículos mais confortáveis, mais seguro e mais modernos”

Renan Bendilatti, diretor da Viação Piracicabana

“A família Bragagnolo se sente muito honrada , desde a primeira vez que o nome do meu avô foi dado para a Rodoviária. Como todos os imigrantes, meu avô veio da Itália em uma situação muito dura. Naquela época, a travessia era muito dura, muitos morriam no caminho. Chegaram aqui sem nada, sem estrada, sem nenhum recurso. Graças ao trabalho, venceu, teve uma família grande de 19 filhos. Somos em 50 primos. Com essa reinauguração, ficamos muito contentes, por ter esta homenagem na entrada de São Pedro, que sempre foi uma cidade hospitaleira. O município vem crescendo,bem administrado e a família agradece ao prefeito Thiago, a todas as autoridades e todos que estão aqui. É uma alegria imensa representar a família. Meu avô era um exemplo de trabalho. São Pedro cresceu graças a todas as famílias que vieram, inclusive a do nono”.

João Sérgio Bragagnolo, neto de Pedro Bragagnolo