Previsão para Domingo
06 MAR 2024
Participantes do Curso de Turismo Rural recebem certificado
Foto Noticia Principal Grande
Participantes dos cursos participaram de uma café da manhã especial no Delícias do Milho e receberam os certificados

Para realizar a entrega do certificado dos alunos que concluíram o Programa Turismo Rural, do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizado em parceria com o Sindicato Rural de Charqueada e a Prefeitura de São Pedro, aconteceu na manhã de terça-feira, 5,um café da manhã especial no Delícias do Milho, local que desde 2018 abriga as aulas do curso.

“Esse grupo é bem ativo nos cursos. Quando termina uma atividade, já iniciam outra”, relata Heloisa Favarin Sarto, coordenadora do SENAR, que destacou também o comprometimento dos alunos com a atividade, o aprendizado e a vivência que levam para a vida.

Considerado atividade econômica importante para cidades do interior paulista, o turismo rural voltou a mostrar sinais de aquecimento após sofrer os impactos da pandemia e se apresenta como ótima alternativa para os proprietários rurais interessados em ampliar o uso das terras, além da produção agropecuária.

Investimentos nessa área são vistos como benéficos para vários grupos, já que a atividade turística promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental, melhorando as condições de vida da comunidade como um todo.

No Programa de Turismo Rural, os participantes recebem capacitação e são orientados a identificar os caminhos para fazer essa atividade se tornar viável e lucrativa.

Dividido em dez módulos – um por mês, com duração média de três dias cada – o programa engloba o conhecimento necessário para avaliar o potencial de uma propriedade rural a fim de torná-la uma atração turística que gere trabalho e renda.

O programa totaliza 240 horas/aula. Os matriculados que acompanharam todos os módulos recebem certificado, além de informações sobre as competências necessárias para colocar o projeto em prática.

NOVA VISÃO – Proprietária do Delícias do Milho, Cintya Martinelli, que fez o curso de turismo rural em 2004, conta que a participação nas aulas mudou sua visão sobre o turismo. “Inicialmente pensávamos no negócio apenas do ponto de vista comercial e depois percebemos como as pessoas procuravam informação sobre a cidade, pontos turísticos e outras atividades e atrações. Mudamos a forma de receber, o acolhimento e isso fez toda a diferença”, relata a comerciante que também fez outros cursos, como o Bem Receber, oferecido via parceria entre o Senac, a Prefeitura de São Pedro e a ACISP (Associação Comercial e Industrial de São Pedro).

Outro ponto positivo citado por Cintya envolve as conexões feitas pelos participantes que colocam em prática o aprendizado, transformando-o efetivamente em geração de renda. “Há pessoas que começaram a vender queijo, doces, peças feitas em macramê e hoje são arrimo de família com esta renda”, relatou.

Crédito das fotos: Paulo Zanzini/Prefeitura de São Pedro