Previsão para Sábado
21 FEV 2024
EMPREGO E RENDA
Com mais empresas e empregos, São Pedro chega aos 143 anos
Distrito Industrial abriga atualmente 13 empresas, 8 delas do setor metal-mecânico; Caged de 2023 também mostra avanços nas vagas disponíveis e perspectiva positiva para 2024
Infraestrutura, oferta de comércio e serviços, segurança, mercado de trabalho, lazer, redes de saúde e de educação são itens avaliados quando as pessoas escolhem uma cidade para morar. E São Pedro nos últimos anos, tem sido a escolha de muitas pessoas.

Dados do IBGE mostram que a população de São Pedro cresceu 20,8% nos últimos 12 anos e está próxima dos 40 mil habitantes. Depois de muitos investimentos em áreas fundamentais, São Pedro é hoje, ao completar 143 anos de emancipação política neste dia 22 de fevereiro, uma cidade que retrata a pujança e está no foco de muitas pessoas que enxergam no município uma possibilidade real de empreender, crescer e evoluir.

Entre os números que refletem estas mudanças estão os do Distrito Industrial, área de 100 mil metros quadrados no bairro Bela São Pedro que começou a ser planejada há 10 anos e hoje abriga 7 empresas já em funcionamento e outras 6 em construção. Deste total, 8 são do setor metal-mecânico que fornecem peças para empresas do ramo automotivo. Juntas, as empresas empregam aproximadamente 500 pessoas.

E o interesse das empresas por São Pedro só cresce. No último ano, aproximadamente 20 empresas procuraram a Prefeitura interessadas em se instalar na cidade.

“Todo o processo para a atração de empresas para a cidade leva em conta a área de atuação, o número de vagas geradas, investimentos. A grande procura fez com que buscássemos novas áreas para poder oferecer às empresas. Esse é um ótimo sinal de resultado do nosso trabalho”, destaca o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.

Outros números que também mostram as mudanças na prática são os do Caged -  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Em 2023, São Pedro ficou com um saldo positivo de 651 vagas. Para o coordenador de Emprego e Renda, Danilo Dihel, este é um número bastante satisfatório.

"2023 foi marcado por um aumento significativo no número de colocações e vagas abertas em nossa região. Graças ao trabalho árduo de nossa equipe e às parcerias estratégicas com as empresas locais, conseguimos fornecer oportunidades de emprego para um grande número de residentes. Com a economia se recuperando e as empresas buscando expandir suas operações, estamos confiantes que 2024 será ainda melhor", avaliou.

Há ainda números que refletem investimentos públicos e privados em áreas chave como habitação, comércio e serviços e infraestrutura. Juntos, representam aporte que fica próximo de R$ 500 milhões.

AGENDA - Para celebrar o aniversário de 143 anos, a Prefeitura de São Pedro programou várias inaugurações. Neste dia 22, será inaugurada a revitalização da Rodoviária Pedro Bragagnolo; no dia 2 de março, o Viveiro de Mudas, que terá capacidade para produzir 40 mil mudas por ano; no 6 de março, a Creche Escola Professor Marcelo de Jesus Santos, no bairro Nova São Pedro, que já começou a funcionar, com 300 crianças matriculadas e no dia 12, a Cozinhalimento, programa que vai funcionar no Fundo Social de Solidariedade para  oferecer cursos voltados à geração de emprego e renda.

Para abril estão programadas duas importantes inaugurações na área da saúde: o novo hospital, localizado no bairro São Benedito, que terá atendimento 100% SUS e a reforma da UBS São Dimas, a segunda em número de atendimentos na cidade, que foi ampliada.

Entre outras obras já programadas pela Prefeitura de São Pedro estão a construção de Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Referência de Especialidade de Assistência Social e uma nova praça no bairro Nova São Pedro.

“São muitas conquistas importantes que temos a celebrar e vamos continuar sempre em busca de ações para melhorar a vida da população”, pontuou o prefeito.

PROGRAMAÇÃO – No dia 22 de fevereiro, a programação começa às 10h com um ato solene de comemoração de aniversário e a inauguração da revitalização da Rodoviária Pedro Bragagnolo, em cerimônia aberta a todos os interessados.

Outra atração da programação é o show da dupla Felipe e Falcão,  que como as outras apresentações musicais, acontece na praça da Matriz, a partir das 21h.  Na véspera do feriado, dia 21, às 21h, tem Sheba Show e Jean Carlos e Allex.  No dia 23, Rogério Carrera e Banda e no dia 24, Flash Night com a Banda Ária.

O dia 24 tem ainda duas atrações culturais: às 16h o lançamento do livro “A menina que se escondia nos livros”, de Beatriz Boselli, autora de 7 anos que escreveu o livro com a ajuda de seu avô, na Biblioteca Gustavo Teixeira e, às 20h, na praça Gustavo Teixeira, a apresentação  “Hoje Tem Espetáculo!!!", do Grupo Rosa dos Ventos, em parceria da Prefeitura de São Pedro, via Coordenadoria de Cultura e Sesc.

Criado a partir dos clássicos de palhaço, o espetáculo gratuito tem números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos 200 anos. A proposta é divertir o público ao apresentar por meio das caricatas relações entre os palhaços, os conflitos mais distantes da vida cotidiana. O resultado é um espetáculo que une elementos da cultura circense como, malabarismo, acrobacias, monociclo e Atirador de Facas a grandes Palhaçadas.

Créditos das fotos:
Foto do letreiro - Diego Soares