Previsão para Sábado
14 FEV 2024
CONSELHO TUTELAR
São Pedro celebra maior e mais seguro Carnaval da história
Mais de 60 mil pessoas, entre foliões e turistas, brincaram o Carnaval são-pedrense, que não registrou nenhuma ocorrência policial ao longo dos quatro dias de programação
O Carnaval de São Pedro vem se consolidando e ganhando fama como o mais animado e mais seguro de toda a região. Prova disso é que, pelo segundo ano consecutivo, segundo dados das forças de segurança, não foi registrada uma ocorrência sequer de crime ou infração penal ao longo dos quatro dias de festividades no município.

Ao todo, entre foliões e turistas, no centro da cidade e nos bairros, foram mais de 60 mil pessoas brincando o Carnaval e celebrando este que já é considerado “o maior carnaval da história” de São Pedro.

De acordo com o secretário de Turismo de São Pedro, Ronaldo Gasparelo, o tamanho do evento e o público recorde tornaram o desafio, do excelente desempenho relacionado à segurança, ainda mais impressionante.

“Eu nunca vi um Carnaval tão grande e animado e, ao mesmo tempo, tão tranquilo assim. E isso é muito positivo, pois mantém o prestígio e a fama do nosso Carnaval de ‘festa de família’”, disse o secretário.

Além das forças de segurança, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, fez questão de destacar, ainda, o papel do público presente na festa.

“Tudo transcorreu na mais perfeita ordem, também, pois estavam todos, foliões, turistas, comerciantes, enfim, todos unidos num mesmo espírito de paz, de festa e de celebração da alegria”, celebrou.

Toda essa tranquilidade no quesito “segurança” também refletiu-se direta e positivamente no baixo volume de atendimentos médicos.

Segundo Tatiane de Cássia Souza Silva, gerente administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Pedro, foi mínima a quantidade de pacientes removidos e atendidos na unidade por conta do Carnaval.

“Estávamos preparados, com quadro reforçado de técnicos de enfermagem e enfermeiros, além de uma ambulância na Praça Matriz, mas, ao longo de quatro dias de festa, registramos somente sete atendimentos e, mesmo assim, casos leves, relativos a mal estar por causa do calor ou por excesso de consumo de álcool, com os pacientes sendo liberados em seguida pelos médicos”, celebrou. “Sequer foi necessário utilizar os equipamentos de primeiros-socorros da ambulância de plantão”, destacou.

Todo esse bom desempenho da segurança ao longo do período de Carnaval é fruto de uma ação conjunta e muito bem promovida entre a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Turismo, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária, da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil do município.

Ao todo 140 agentes trabalharam noite e dia para garantir a tranquilidade dos foliões e turistas no Carnaval são-pedrense, entre os quais um efetivo de 40 agentes e cinco viaturas da Polícia Militar, com reforço de homens e mulheres do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM/I) e da Força Tática, além de cinco viaturas e 11 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), com duas bases móveis, uma de cada corporação, que garantiram o suporte aos foliões e turistas em áreas estrategicamente posicionadas.

Ao longo dos gradis que isolaram o perímetro da Praça da Matriz, 25 controladores de acesso (11 femininos e 14 masculinos), devidamente identificados, atuaram na revista pessoal nos pontos de bloqueio e impediram a entrada de recipientes de vidro, produtos aerossóis, confetes e serpentinas em spray, equipamentos amplificadores de som, além de drogas ilícitas e quaisquer tipos de armas.

Além deles, 60 profissionais, dentre os quais 15 mulheres, de uma empresa de segurança particular contratada pela Prefeitura, cuidaram da segurança preventiva e também colaboraram para garantir a boa ordem e a integridade física das pessoas e do patrimônio dentro dos locais de evento. Eles contaram, ainda, com o apoio de 12 vigias, além do suporte da Defesa Civil, que cuidou do planejamento e boa organização do trânsito, que apresentou um fluxo elevado de veículos nas regiões de maior aglomeração.

Além das blitz policiais nos pontos de acesso à cidade, o videomonitoramento também esteve entre os itens que se destacaram na segurança do Carnaval 2024 de São Pedro: a empresa contratada pela Prefeitura Municipal instalou 32 câmeras especialmente para o evento. Os equipamentos garantiram o monitoramento em todo o perímetro da festa, com imagens de alta definição, ângulo de 360 graus e alcance de 30 metros, cada uma.