“A segurança pública nasce onde as pessoas moram”. Atribuída ao famoso jurista e político brasileiro Franco Montoro, a máxima vai ao encontro da missão do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de São Pedro, que há 28 anos disponibiliza um espaço democrático e participativo de ideias e debates sobre segurança pública, qualidade de vida e parceria entre o poder público, forças policiais e sociedade civil do município.
“Após 52 anos na ‘ativa’, é muito bom poder estar ‘do outro lado’, participando de uma reunião dessas como um cidadão, afinal, após morarmos em 44 casas, inclusive fora do Brasil, eu e minha esposa escolhemos São Pedro para viver”, disse o general reformado do Exército Brasileiro, João Camilo Pires de Campos, principal convidado e palestrante da reunião do Conseg, realizada no último dia 10, no Espaço Artístico “Clarice Zezza Matarazzo”, no centro da cidade.
Com 48 anos de carreira no Exército Brasileiro e tendo ocupado o maior posto da hierarquia militar, ele carrega no currículo, ainda, a experiência de ter comandado as forças policiais do Estado de São Paulo, como secretário da Segurança Pública, entre os anos de 2019 e 2022, durante os governos João Dória e Rodrigo Garcia. E tem uma opinião especial sobre o município de São Pedro, onde mora há 18 anos. “Eu e minha esposa optamos por São Pedro por suas belezas naturais, por sua posição geográfica e geopolítica, mas também pelos índices de segurança pública deste município, que são excelentes. O maior bem que uma população pleiteia é a segurança, seus valores fundamentais, sua cidadania e fico muito feliz por ver isso funcionando em São Pedro”, disse ele, dirigindo-se a uma plateia de mais de 60 pessoas, composta por policiais militares, policiais civis, guardas civis municipais e representantes do poder Executivo, da sociedade civil, lideranças comunitárias, do Conselho Tutelar, da Defesa Civil e de vereadores eleitos para o próximo mandato da Câmara Municipal de São Pedro.
Na reunião também estavam presentes aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal de São Pedro e que, atualmente, participam do curso de capacitação da instituição. Entre os temas ministrados por profissionais e especialistas nas aulas práticas e teóricas de formação dos alunos estão os de direção defensiva, defesa pessoal, ética e cidadania, legislação e direito, técnicas operacionais e habilidades práticas de campo, testes físicos, ordem e civismo, violência escolar, institucional e interpessoal, identidade de gênero, homofobia, ciclo da violência, Lei Maria da Penha e feminicídio.
“Ser policial, ser guarda civil é muito mais do que atender uma missão. Cuidar do cidadão é destino. Vocês nasceram para isso”, disse o general, dirigindo-se, especialmente, aos alunos.
No alto de sua experiência de mais de cinco décadas na área de segurança, o oficial também destacou o papel fundamental da sociedade civil na melhoria dos padrões de qualidade de vida de um município. “Existem três coisas que um meliante não gosta: câmera, lâmpada e limpeza. E isso não é responsabilidade só do poder público, até porque o cidadão é aquele que se encontra diariamente na rua, no bairro, sempre atento para trazer informações, cobrar ações de cidadania, relatar movimentações atípicas e denunciar as eventuais ocorrências às autoridades competentes”, alertou o general João Camilo Pires de Campos. “A necessidade é a mãe da ação e a comunidade é elemento fundamental das nossas ações”, acrescentou o general, parafraseando um famoso aforismo do filósofo da Grécia Antiga, Platão.
A reunião do Conseg contou com a presença de diversas outras autoridades, como o Major Ademar Gregolim Junior, do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10º BPM/I); o investigador da Polícia Civil, Kauê Bento, representando o delegado Airton Jaguanharo; e o comandante da GCM São Pedro, Luciano Cavalcanti Luna; além dos vereadores eleitos por São Pedro, Cri Duarte e Aldo Enfermeiro, e os membros da diretoria do Conseg São Pedro, o presidente, Aguinaldo de Oliveira Dalmaso; a 1ª secretária, Rita Regina Fortunato Ricardo; a segunda secretária, Cláudia Wohlmanstetter Vogt; e o diretor social, Marco Antônio da Silva Prado.
O encontro marcou o encerramento do calendário de 2024. A programação será retomada no dia 11 de fevereiro de 2025, às 19h, no Espaço Artístico “Clarice Zezza Matarazzo”, com o tema “Comparativo dos índices de criminalidade 2023-24” e também dará início aos preparativos para as eleições do Conseg biênio 2025-26.
“Abordamos diversos temas relevantes e atuais, como golpes digitais, contando com importantes participações de diversas lideranças e autoridades, como o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, de vereadores, delegado, juiz, promotor de Justiça, investigador, capitão, comandante, e a palestra do general do Exército, João Camilo Pires de Campos, sem dúvida representou um encerramento com chave de ouro para todos nós do Conseg”, celebra o presidente do conselho, Aguinaldo Dalmaso.