O juiz da Comarca de São Pedro, Luciano Bombardieri, destacou o papel do Judiciário na aplicação das leis no município, enquanto o delegado Airton Jaguanharo abordou a importância da Polícia Civil na apuração dos crimes e no auxílio ao Poder Judiciário para a aplicação da lei
Cada vez mais o Poder Judiciário tem sido chamado a dirimir conflitos nas mais diversas esferas da vida em sociedade e, em especial, nas tomadas de decisão que afetam diretamente a gestão da segurança pública e a comunidade. Por este motivo, a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de São Pedro, realizada na terça-feira, 12, contou com as especiais presenças e participações do juiz da Comarca de São Pedro, Luciano Francisco Bombardieri, e do delegado da Polícia Civil em São Pedro, Airton Jaguanharo.
O juiz destacou o papel do Judiciário na aplicação das leis e resolução de conflitos entre cidadãos, empresas e poder público no território da comarca, ou seja, no município de São Pedro, enquanto o delegado abordou a função judiciária da Polícia Civil, que, entre outras missões, apura infrações penais e auxilia o Poder Judiciário na aplicação da lei.
Conduzida pelo presidente do CONSEG, Aguinaldo Dalmaso, a reunião, promovida na sede da Secretaria de Turismo, teve a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ficou marcada, também, pela expressiva presença de moradores e líderes comunitários de mais de 20 bairros do município de São Pedro.
Entre os participantes estavam o prefeito de São Pedro, Thiago Silva; o comandante de Grupo e Patrulha da Polícia Militar, 1º sargento Cláudio Rigonatto; o investigador da Polícia Civil, Kauê Bento; o comandante da Guarda Civil Municipal, Luciano Cavalcanti Luna, além do vereador José Roberto de Moura (Dudu), Daniel Sepúlvida, vereador eleito para o próxima legislatura da Câmara Municipal e as conselheiras tutelares Tais Poli e Simone Oliveira.
PEDIDOS - Um dos temas levados pelos representantes de bairros na reunião foi a necessidade de implantação de um redutor de velocidade na rodovia Geraldo de Barros (SP-304), altura do km 191, mais exatamente no acesso ao bairro Floresta Escura, além do aprimoramento da iluminação na região e da instalação de um ponto de ônibus nas proximidades.
Alguns acidentes tem sido registrados no cruzamento, situado em área administrada pela concessionária Eixo SP, sob regulação e fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), autarquia estatal.
A Prefeitura de São Pedro e o CONSEG já protocolaram ofícios solicitando obras de melhoria da segurança no trecho da rodovia, não somente junto à Eixo-SP, mas também à ARTESP e aos deputados estaduais Helinho Zanatta e Alex Madureira.
“Seguiremos cobrando a concessionária até que as obras sejam realizadas e contamos com a participação e o apoio de vocês”, disse o prefeito Thiago Silva, elogiando o grande número de cidadãos presentes na reunião.
O presidente do CONSEG, Aguinaldo Dalmaso, aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos temas debatidos em todas as reuniões mensais realizadas pelo CONSEG ao longo do ano, com especial destaque para a última, de outubro, quando foram revelados os golpes e fraudes mais comuns e com maior número de boletins de ocorrência na Polícia Civil de São Pedro.
“Por conta disso, o CONSEG, com o apoio da Prefeitura de São Pedro, está produzindo uma cartilha de orientação para ajudar na prevenção aos crimes de estelionato mais recorrentes e que mais fazem vítimas. Em breve, essa publicação será distribuída gratuitamente no comércio, dando acesso ao maior número possível de cidadãos”, disse.
A próxima reunião do CONSEG será realizada no dia 10 de dezembro, na sede da Secretaria de Turismo de São Pedro, na rua General Osório, 846.
Fotos: Daniel Machado