“O Carnaval em São Pedro transcorreu sem nenhum incidente e em total segurança. Foi um sucesso”. A avaliação do secretário de Turismo e Cultura de São Pedro, Fábio Pontes, confirma as principais características do Carnaval da Estância e que a cada ano atrai um público “cativo”: a tranquilidade e a programação voltada para famílias, com segurança reforçada.
Também chamou a atenção do secretário o grande número de pessoas que participaram do desfile de blocos, no domingo; Os blocos do Hotel São João, Santanas Ranch, Hotel Fazenda Villa Vitta, Vai Idosos, Turma do Zé, Família Pereira, Hotel Fazenda Cachoeira de Furnas reuniram aproximadamente 5.000 foliões. Outro bloco que reuniu grande número de participantes foi o da ADRS, na segunda-feira de Carnaval.
A programação do Carnaval aconteceu em 4 dias, com apresentações na praça da Matriz de axé e bandas que também fizeram a alegria das crianças nas matinês realizadas no domingo e na terça.
SEGURANÇA REFORÇADA – A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também atuaram com efetivo reforçado para garantir a segurança no evento. Bases comunitárias das duas corporações estavam no espaço. Em média, 45 policiais militares estavam no recinto e a base comunitária da GCM teve instalação de equipamentos que garantiram o monitoramento por vídeo de todo o recinto e do entorno.
Além disso, a GCM e a equipe de segurança contratada recolheram em torno de 500 garrafas de vidro que foram trocadas por recipientes de plástico. O material recolhido foi encaminhado para a reciclagem.
PLANTÃO DA SAÚDE – No período do Carnaval, a Umis funcionou para atender pacientes que apresentavam sintomas da dengue e para aplicação de vacina contra a febre amarela. No período foram realizados 175 atendimentos de suspeita de dengue e aplicadas 150 doses de vacina contra a febre amarela, porém a procura foi maior, já que aproximadamente 100 pessoas não foram vacinadas porque após conferência, foi verificado que já haviam sido imunizadas.