Previsão para Sábado
20 NOV 2023
Multinacional Doowon inaugura fábrica em São Pedro com 90 funcionários
A empresa multinacional Doowon, que fabrica sistemas de ar condicionados usados nos veículos da Hyundai e Kia, inaugurou oficialmente sua sede em São Pedro nesta segunda-feira, 20. Foram 16 meses entre a assinatura do protocolo com a Prefeitura e o primeiro fornecimento de peças fabricadas no local para a Hyundai. A fábrica tem 5.118 metros quadrados e emprega 90 pessoas.

“Em 2021 conhecemos a Doowon e começou um namoro com a Prefeitura. Hoje o casamento se concretiza, sem direito a separação”, disse o prefeito Thiago Silva na inauguração, acompanhada também pelos vereadores Branco, presidente do Legislativo,  Adriano Vitor, Cleuza Barros, Du Sorocaba, Dudu, Melado e Ondina, além do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região, Wagner da Silveira, o Juca, representantes da Hyundai e outras empresas do setor automotivo que também estão em processo de instalação no Distrito Industrial de São Pedro - são 7 no total.

Presidente da Doo Won na Coréia do Sul, Jee Myung Yoo, disse ser uma grande honra receber convidados ilustres na inauguração, agradeceu a acolhida da Prefeitura de São Pedro e disse que há planos de expansão da empresa.

O prefeito Thiago Silva também fez um histórico da criação do Distrito Industrial, iniciada em 2013, quando o então prefeito e hoje deputado estadual Helinho Zanatta e ele, como vice-prefeito, iniciaram as tratativas para criação do local que hoje abriga, além da Doo Won, a também coreana Sae Dong e as empresa Suporte, Sig Comunicação Visual, Equipaves e Vinagres Montes Verdes, além de outras 6 empresas do setor automotivo, também fornecedoras da Hyundai, que em breve vão começar a funcionar no Distrito.

“Ao longo destes 10 anos, fomos em busca de novos investimentos e novas indústrias”, destacou o prefeito. “Esta é uma manhã muito feliz para São Pedro, nesta cerimônia tão importante para a cidade”, afirmou, acrescentando que com investimentos como a duplicação da estrada de Santa Maria da Serra e a criação da alça de acesso, a tendência é que os investimentos cresçam ainda mais.

NÚMEROS - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Wagner da Silveira, citou alguns números para mostrar a importância de uma inauguração como a da fábrica da Doowon.  “São 90 funcionários, que só com o vale alimentação garantem R$ 480 mil ao ano de injeção na economia da cidade; os salários, em média, representam R$ 410 mil mensais e a participação nos resultados mais R$ 250 mil entre agosto e fevereiro”, citou.

Para Siqueira, a Prefeitura de São Pedro está no caminho certo. “É uma continuidade que faz as coisas acontecerem. A forma que as empresas são recebidas faz a diferença”, disse o sindicalista que agradeceu também o empenho da Câmara Municipal nas ações realizadas para atração de empresas.

Outro ponto destacado foi o crescimento proporcionado pela Hyundai, que tem uma fábrica em Piracicaba, na região. “Este é um momento difícil para as montadoras e a Hyundai continua trabalhando em 3 turnos. O investimento é muito importante, gera emprego e estou certo que a empresa vai crescer ainda mais”.
A vereadora Cleuza Barros falou da “imensa alegria e gratidão” de participar da inauguração. “A semente para a criação do Distrito foi plantada em 1999, quando o bairro Theodoro de Souza Barros foi criado”. Para ela, a implantação é resultado do esforço coletivo e da visão estratégica da administração municipal desde 2013. “Minha eterna gratidão ao Helinho Zanatta e ao prefeito Thiago Silva”.

FATURAMENTO - Outros números que chamaram a atenção na solenidade de inauguração foram os do faturamento da empresa. Em 2021, o faturamento foi de R$ 46,5 milhões, valor que cresceu 44% em 2022, passando para R$ 66,8 milhões. Em 2023, novo crescimento, desta vez de 26%, o que representa R$ 84,2 milhões. Para 2024, o faturamento previsto é de R$ 82,2 milhões.