O 23° Salãozinho de Humor, que reúne trabalhos de estudantes de escolas públicas e particulares do Brasil e do exterior, terá início no dia 30 de agosto, no Engenho Central, em Piracicaba.
Entre as diversas artes expostas estarão as obras de nove alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de São Pedro. As produções foram desenvolvidas pelos estudantes nas aulas de Artes, com orientação dos professores, e selecionadas pelo Salão Internacional do Humor de Piracicaba.
A pedido dos professores de Artes do município, a Secretaria Municipal de Educação autorizou a participação dos estudantes e o desenvolvimento dos projetos. Dividido em duas categorias — uma voltada a alunos de 7 a 10 anos e outra de 11 a 14 anos —, os estudantes trabalharam em sala de aula dentro de duas modalidades: escultura e desenhos inéditos de autoria própria, nas linguagens do cartum, charge, caricatura e tiras/HQ.
Os alunos começaram a desenvolver suas ideias no mês de junho, tendo até o dia 18 de julho para que as escolas enviassem as artes daqueles que optassem por concorrer. As unidades escolares enviaram as obras pelos correios, conforme orientações do Salãozinho do humor.
Das obras enviadas, nove alunos tiveram suas artes selecionadas para exposição:
Ana Julia da Silva Prudencio – Emeb Guido Dante – 10 anos
Davi Almeida Giusti – Emeb Joaquim Norbeto de Toledo – 9 anos
João Luiz Brazaga Cambauva – Emeb Joaquim Norbeto de Toledo – 9 anos
Louise Ramos Marchi – Emeb Joaquim Norbeto de Toledo – 9 anos
Alice Martinez Carvalho – Emeb Gustavo Teixeira – 12 anos
Beatriz Gregório Paulino Barbir – Emeb Abdala Rahal Farhat Neto – 12 anos
Davi Vittorio Gutierrez Spoladore – Emeb Gustavo Teixeira – 14 anos
Lorena Borges Benevides – Emeb Gustavo Teixeira – 12 anos
Manuella Nunes Bertoncello – Emeb Gustavo Teixeira – 12 anos
Os artistas ainda concorrerão a premiações destinadas aos três melhores trabalhos por faixa etária. Tanto a seleção quanto a premiação estão sob critério de um júri de profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora.
Segundo a professora de Artes, Fátima Rodrigues dos Santos, o projeto foi muito benéfico para os estudantes.
“O Salãozinho do Humor proporcionou o processo de criação dos alunos, bem como a realização dos trabalhos e a formação do senso crítico. Despertou a noção de pertencimento e estimulou a participação em um cenário, até então, distante para eles.”
A abertura do evento está programada para o dia 30 de agosto, às 19 horas, no Pátio do Engenho. O Salãozinho de Humor ficará no Armazém 14, também no Engenho. As exposições seguem do dia 30 de agosto até 2 de novembro, com visitação aberta ao público de quarta a domingo, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Visitação dos alunos da rede
Os alunos do 7° ano da Rede Municipal realizarão, entre os dias 1 e 9 de outubro, uma visitação ao Salãozinho. Entre os visitantes estarão também os estudantes cujas obras foram selecionadas.