110 estudantes demonstraram todas as técnicas aprendidas ao longo do ano e levarão para a vida a filosofia do judô, de ética, disciplina e respeito.
No início de 2025, os estudantes do Ensino Integral da Rede Municipal de Educação iniciaram as aulas de judô. Após quase um ano de atividades, na última sexta-feira (28), o Ginásio Bordadão recebeu os alunos, agora também judocas, para a cerimônia de graduação de faixa. O evento marcou não apenas o aprendizado das técnicas do esporte, mas também valores morais, ética e estilo de vida.
Na presença de pais, responsáveis, autoridades e sob as orientações do sensei e professor Edson Alcarde Everaldo, cerca de 110 estudantes demonstraram todas as técnicas aprendidas ao longo do ano. Em outro momento, os atletas mais graduados exibiram golpes de judô mais avançados.
Ao final, foi realizada a troca de faixas. Professores, diretores e representantes da Secretaria Municipal de Educação, junto ao sensei, entregaram aos alunos a faixa azul e os certificados de graduação. Os estudantes, então, retiraram a faixa branca inicial e amarraram seus quimonos com as novas faixas. Para chegar a esse momento, os alunos precisaram aprender técnicas do esporte correspondentes às suas faixas etárias.
Segundo o professor e mestre, Alcarde, mais do que o aspecto técnico, os estudantes levam consigo valores essenciais.
“Eles levarão para a vida todo esse aprendizado, a filosofia do judô, o que o esporte prega: ética, disciplina, respeito. É isso que eu quero que eles levem. A graduação e o aprendizado das técnicas são muito importantes no desenvolvimento esportivo, mas, além disso, está a vivência do judô como um estilo de vida”, destacou o mestre.
Desde o início do projeto, a Prefeitura da Estância Turística de São Pedro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferece suporte para a efetivação do judô. As escolas de Ensino Integral receberam materiais adequados, tatames foram instalados e cada aluno recebeu quimono e faixa.
Para a coordenadora do Ensino Integral, Rita de Cássia Reich, a iniciativa está alinhada com a proposta pedagógica do município: a formação completa e integral do indivíduo para sua vivência na sociedade.