A orientadora do Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em São Pedro, professora doutora Mariângela Spadoto, foi homenageada no Congresso Univesp, realizado nesta quarta-feira, 22, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Seu projeto, apresentado oralmente no congresso, foi desenvolvido a partir de atividade desenvolvida no polo que relata uma experiência inovadora de integração e formação colaborativa entre polos da Univesp.
O polo São Pedro está localizado na EMEB “Professor Benedito Modesto de Paula” e vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
O trabalho da professora Mariângela, intitulado “Integração e Formação Colaborativa entre Orientadores de Polo EAD” contou com a parceria do orientador Marcos Antônio dos Santos Ribeiro, do Polo de Santa Maria da Serra, e ficou entre os selecionados para serem apresentados oralmente e publicados em livro nos Anais do Congresso.
Desenvolvido com base nas experiências práticas formativas e administrativas em São Pedro, o projeto ficou entre os quatro melhores dos cerca de 440 polos da Univesp distribuídos em mais de 380 municípios do Estado de São Paulo.
O relato destaca ações de imersão, observação e troca de experiências entre os orientadores, com atividades que envolveram a aplicação de provas digitais e a metodologia adotada no acolhimento de novos alunos. Essas ações possibilitaram aprendizagens práticas, fortalecimento da identidade institucional e o desenvolvimento de uma cultura colaborativa entre polos.
Os resultados apontam para ganhos significativos em autonomia, segurança e confiança dos orientadores, além da consolidação de redes de apoio e cooperação na Educação a Distância pública. A experiência evidencia o potencial da formação entre pares como estratégia de acolhimento, capacitação e aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas no contexto da Univesp.