A Prefeitura de São Pedro trabalha para beneficiar a população com uma oferta maior e melhor de serviços e, assim, construir uma cidade preparada para o futuro.
São mais de 20 obras, em fase de projeto ou de execução, na construção, ampliação ou reforma e que beneficiarão diversos bairros e regiões, das zonas urbanas e rurais, em todas as áreas da administração pública, como saúde, desenvolvimento social, educação, turismo, esportes, infraestrutura e segurança pública.
Saúde
Com sete obras, a Saúde é uma das áreas que mais serão impactadas com a melhoria dos serviços ao cidadão, da atenção básica e do social às especialidades médicas e odontológicas.
Entre as novidades estão as farmácias municipal e de alto custo, que ocuparão um andar inteiro do prédio da secretaria, localizado próximo à Praça Santa Cruz, uma das regiões mais acessíveis do município.
As farmácias, onde são distribuídos, gratuitamente, os mais diversos medicamentos, passarão por modernização para garantir um atendimento mais acolhedor e humanizado, com cadeiras novas, painel de senha, acessibilidade e outras novidades.
CEO
O município, que já possui um Centro de Saúde Bucal (CSB), agora contará terá um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O recurso disponibilizado, de aproximadamente R$ 1 milhão, vem de um convênio com o estado, e coloca São Pedro em posição de destaque como uma das poucas cidades, de toda a Região Metropolitana de Piracicaba, a dispor desse tipo de estrutura. No local terá, via SUS, um atendimento mais especializado, com cirurgias orais, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias, entre outros procedimentos que, via de regra, não são oferecidos na atenção básica da rede municipal de saúde.
Localizado no bairro Mariluz, os 202 metros quadrados do novo prédio já foram construídos, com quatro consultórios, sala de esterilização, sala de raio-x, copa, administração, banheiros, recepção e sala de espera para 32 lugares. Falta somente a chegada do mobiliário e dos equipamentos odontológicos para a inauguração e início das atividades no espaço.
No mesmo bairro, ao lado do CEO, será construído o segundo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Já em processo de licitação para início das obras, e com recursos 100% municipais, a nova unidade disponibilizará, via SUS, tratamento para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, bem como para aquelas com problemas de dependência química. O
CREAS
Outra obra prestes a ser inaugurada, e que também ampliará o atendimento especializado em São Pedro, é a do Centro Especializado de Assistência (CREAS), localizado no bairro Portal das Flores, ao lado do Corpo de Bombeiros. O CREAS garante um atendimento voltado aos casos graves e complexos, que envolvem a ameaça ou violação de direitos, com apoio, orientação e acompanhamento especializado e multidisciplinar a indivíduos e famílias.
Viabilizado a partir de um convênio entre estado e município, o CREAS, que também integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representa uma evolução do CRAS, que já atua no município garantindo a prevenção e o acesso a serviços socioassistenciais. Assim como o CEO, São Pedro será uma das poucas cidades da Região Metropolitana de Piracicaba a contar com um CREAS.
UBS e UMIS
Fortalecendo ainda mais os serviços de atenção primária à saúde (APS) e de estratégia de saúde da família (ESF), as UBSs São Francisco e Dorothea, muito em breve, passarão por ampliações estruturais, com a construção, em cada unidade, de três novas salas médicas e da ampliação das salas dos agentes comunitários de saúde (ACS).
Na atenção especializada, a Unidade Mista Integrada de Saúde (UMIS) também passará por uma reforma estrutural e, com sua expansão, disponibilizará uma oferta ainda maior de serviços de especialidades médicas.
Educação
Em fase de projeto, duas novas creches-escolas serão construídas em São Pedro, beneficiando diretamente as crianças de 0 a 3 anos dos bairros Horto Florestal e Monte Verde. As novas escolas ampliarão os cuidados básicos e atividades pedagógicas para o desenvolvimento integral dessas crianças, como socialização, desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas por meio de atividades lúdicas.
Também na área de Educação, já consta no cronograma de obras a ampliação e a reforma estrutural da Cozinha-Piloto, além da aquisição de fornos combinados elétricos. Serão quatro fornos grandes, de 20 bandejas, para as escolas da região urbana, e outros três menores, para as escolas rurais.
Esses fornos combinam o calor seco com o calor úmido (vapor), permitido que os alimentos dos alunos sejam cozido, assados e grelhados no vapor, além de gratinados, fritos e regerados em único equipamento. Com isso, a equipe da cozinha poderá preparar diversos tipos de alimentos com um controle mais preciso da temperatura, umidade e tempo, o que garantirá a padronização e a qualidade na gastronomia e da alimentação escolar.
Escolas
A Prefeitura também realiza uma série de reformas, melhorias e ampliações em cinco escolas das regiões urbanas e rurais, que beneficiarão cerca de 900 alunos, da creche e pré-escola ao Fundamental II.
As reformas e aprimoramentos estão sendo realizados de acordo com a necessidade de cada escola. Entre essas obras estão as pinturas das áreas externa e interna, instalações de piso de granilite, substituição de forros de sala de aula, do pátio e de tela de proteção, troca de revestimento da cozinha, substituição de portas, construção de espaços adaptados, substituição de telhas e de vasos sanitários, além do reparo de vazamentos, manutenção das partes elétrica e hidráulica, troca de luminárias e de calhas para aumento de vazão da água.
Todas essas obras estão sendo realizadas, sem interrupções das atividades, nas Emebs Iracy Bertochi, Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, Professora Adriana Daniel, Professora Sebastiana Élide Giocondo Perez e Antônio Silva Benevides, localizadas nos bairros Alto da Serra, Theodoro de Souza Barros, São Tomé, Residencial São Francisco e Recanto das Águas.
Turismo
A Serra do Itaqueri ganhará um novo pórtico, uma estrutura com identidade visual de São Pedro e que se consolidará como cartão de visitas e de boas vindas aos turistas e moradores da cidade.
Atrás da Igreja Matriz, o Boulevard Anna Hermelinda Baltieri Azzine, o telhado será substituído por um novo, mais adequado e resistente às intempéries climáticas. O local tradicional espaço abriga a tradicional feira do produtor e a melhoria deve ser entregue até o final do ano, beneficiando os expositores e seus clientes.
Lazer
Muito em breve o município ganhará, também, nos bairros Botânico I, Botânico 100 e Altos do Botânico, duas novas praças, com ampla área verde, pista de caminhada e playground.
As obras estão em andamento por conta de um convênio com o Estado, via Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).
Segurança pública
Seguindo a política de fortalecimento dos serviços públicos ao cidadão, a Prefeitura não para de ampliar sua frota.
Em agosto deste ano foram entregues 14 veículos zero quilômetro para as secretarias municipais. Outros onze, agora, serão entregues: uma ambulância, um caminhão de lixo, um carro de bombeiros, um caminhão do trânsito, uma roçadeira articulada, dois tratores agrícolas, dois micro ônibus e duas roçadeiras RDT, indicadas para trabalhos agrícolas, como limpeza de pastagens e corte de vegetação.
Segurança pública
A administração municipal também cuida do bem estar e da segurança pública do munícipe. Duas novas motocicletas já foram adquiridas pela prefeitura e ampliarão, ainda mais, a frota da Guarda Civil Municipal, que atua no policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado, para a proteção da população, bens, serviços e instalações do município.
Além das mais de 600 câmeras instaladas em prédios públicos e locais de grande circulação, São Pedro conta, agora, com 18 câmeras inteligentes, do tipo Dome. Também instaladas em pontos estratégicos das zonas urbanas e rurais, essas câmeras tem diversos benefícios-extra, como o raio de cobertura de 5 a 10 quilômetros e o zoom óptico, com 64 níveis de ampliação.
Além disso, essas imagens podem ser monitoradas, via plataforma digital, nos smartphones da Defesa Civil, Guarda Municipal e Central de Operação e Inteligência.
Obras
Atualmente, a Secretaria de Obras trabalha na pavimentação asfáltica dos bairros Vista Alegre e Águas Clara.
Nos últimos quatro anos, mais de R$ 20 milhões foram investidos em obras de pavimentação, recapeamento, guias e calçadas nas áreas rurais, reforçando o compromisso da prefeitura com os moradores dessas regiões.