A Prefeitura da Estância Turística de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo, em toda a rede municipal de ensino, uma série de atividades alusivas à Semana da Consciência Negra, cujo dia oficial é celebrado no dia 20 de novembro, em homenagem à Zumbi dos Palmares.
São atividades lúdicas e culturais que estimulam nos alunos o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira e da história do povo africano e reforçam o compromisso da prefeitura com a promoção do respeito, da diversidade e da igualdade racial, do combate ao racismo e da valorização da identidade cultural de todos os estudantes.
As ações foram promovidas em todas as 23 escolas municipais, da Educação Infantil (berçário, maternal e pré-escola), Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano).
Na educação infantil os alunos desenvolveram atividades artísticas inspiradas em cores, símbolos e tradições da cultura afro, trabalhando com pintura, colagem, modelagem e representações visuais que ampliam o repertório cultural das crianças.
Entre as atividades realizadas pelos professores e equipes pedagógicas com os alunos do 1º ao 9º ano, estão as brincadeiras africanas, o estudo de personalidades negras contemporâneas na ciência, esportes, artes, literatura, política e tecnologia, as reflexões sobre identidade negra e negritude, as discussões sobre representatividade, o reconhecimento do protagonismo negro, a conexão entre passado e presente, a culinária africana e atividades artísticas diversas.









