Os alunos dos 2º, 5º, 7º e 9º anos realizaram, nos últimos dias 26 e 27, os simulados para a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O objetivo da atividade é avaliar as habilidades dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados obtidos auxiliam os professores no planejamento das aulas, desenvolvendo nos alunos habilidades que necessitam de atenção.
A avaliação preparatória é fornecida pelo “Acerta Brasil”, programa que visa acompanhar a progressão da aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino.
O programa também disponibiliza uma plataforma de suporte, na qual os resultados serão registrados, apontando as habilidades já consolidadas e as defasagens que precisam ser trabalhadas.
A aplicação oficial deve ocorrer entre os dias 20 e 31 de outubro.
Segundo a coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental II, Fernanda Golineli, a simulação fornece aos professores uma excelente base avaliativa, que serve para balizar ações no processo de aprendizagem. “Além dos dados fornecidos aos professores, a experiência proporciona aos alunos uma ambientação e preparação para o dia da prova”, completou a coordenadora.