Previsão para Sexta-feira
29 MAR 2023
ESPORTES E LAZER
Delegação de São Pedro participa de Jomi até domingo
Atletas estavam animados para a competição
A delegação de atletas de São Pedro partiu na manhã de terça-feira (28) para o município de Lençóis Paulista para disputar o JOMI (Jogos da Melhor Idade). A Prefeitura  de São Prefeito, via Coordenadoria de Esportes e Lazer do município, disponibilizou dois ônibus para os mais de 60 atletas, de 60 a 86 anos, que até o próximo dia 2 participarão de diversas competições.

Na edição passada, São Pedro participou de três modalidades esportivas, conquistando medalhas em todas elas. Para este ano, a expectativa é grande nas modalidades de atletismo (masculino e feminino), natação (feminino), vôlei adaptado (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino), xadrez (masculino), dominó (masculino e feminino), damas (masculino), bocha, coreografia e dança de salão. Nesta última modalidade a equipe de São Pedro é uma das favoritas por ter conquistado a inédita terceira colocação no ano passado.

Segundo o secretário de governo e coordenador de Esportes e Lazer de São Pedro, Claudinei Arruda, a segunda edição do Jomi pós-Covid é tida como uma das mais importantes para a melhor idade.

“Com o isolamento social da pandemia, muitos entraram em depressão, daí a urgência de reintegrá-los o quanto antes em projetos e políticas públicas de esportes e promoção da saúde física e mental”, disse.

É o caso de Janete Mendes Grazioli, a atleta mais experiente da delegação. Com 84 anos, a veterana da natação se recorda do período de 52 anos que viveu sem entrar numa piscina.

“Desde que me mudei para São Pedro, há 12 anos, voltei para a prática da natação porque adoro esporte. Sou mais feliz e minha saúde está muito melhor”, disse a nadadora, que já coleciona 8 medalhas na modalidade.
A professora Selma Campos, 56, instrutora de Janete e de outros atletas, destacou o empenho e a força de vontade dos alunos da melhor idade. “Trabalho com diversos públicos, mas eles são especiais em tudo. A dedicação, o carinho, a educação e respeito pelo professor, a vontade de aprender”, disse ela, que também dá aula de atletismo, tênis de mesa e ginástica.

No alto de seus 80 anos, a corredora e arremessadora de peso Givanete Gomes Ramos divide sua vida em antes e depois de São Pedro. “Comecei a viver faz 10 anos, quando cheguei (para morar) aqui neste paraíso”, disse ela, divertindo-se com o fato de atrair para o município, seis meses depois, todos os quatro filhos e respectivos netos.

PARCERIA - Casados há 45 anos, Flora e Gastão Benediti, têm a mesma idade: 80 anos e participam dos Jogos  da Melhor Idade há 18 anos. Na abertura dos Jomi, coube a eles levarem a bandeira de São Pedro.  Eles vão participar da competição de dança de salão, modalidade que já garantiu a eles 3 medalhas de bronze, 1 de prata e 2 de ouro. Também já conquistaram duas vezes o 5º lugar no Campeonato Estadual. Este ano a apresentação será de dois ritmos: valsa e bolero.

Maria Aparecida Faria acompanhou o marido atleta várias vezes em outras edições dos Jogos da Melhor Idade. Como vai completar 60 anos em 2023, finalmente pode vestir também o uniforme do vôlei. “Estou ansiosa e querendo trazer resultados”, disse.
Outro estreante nos jogos é Mauro Zyman, 63, que vai disputar tênis de mesa, “Estou há menos de 1 ano em São Pedro,e quero participar das competições e ajudar a cidade. O nível das disputas promete ser alto”.

“No ano passado fomos vice no vôlei masculino 60 e 3º colocado no feminino 60. Esse ano queremos manter ou melhorar essas posições”, disse a técnica das equipes de vôlei Janaína Martins.

Os atletas viajaram de uniforme novo e cheios de empolgação.  A abertura foi acompanhada pelo secretário de Governo e coordenador de Esportes e Lazer, Claudinei Arruda.