A campanha “Economize Água. São Pedro Agradece” ganhou as ruas, seja por carro de som, cartazes ou panfletos, e também viralizou na internet, nos sites, redes sociais, rádios, jornais e demais veículos de mídia de toda a região.
No entanto, é no ambiente escolar que a campanha vem conquistando uma das mais importantes adesões, com alunos da rede municipal cada dia mais engajados e conscientes de seu papel no uso responsável da água. Eles também espalham todo o conhecimento adquirido nas comunidades e dentro de suas casas, influenciando positivamente o comportamento de seus familiares.
Nas 23 escolas da rede, a Prefeitura de São Pedro, por meio Secretaria de Educação, incluiu no calendário escolar uma série de atividades diárias para promover nos alunos, desde cedo, a conscientização ambiental, com noções de preservação, uso responsável e sobre a importância da água para a vida.
Educação Infantil
Na educação infantil (até 5 anos e 11 meses), com experiências lúdicas sobre a evaporação da água; rodas de conversa; brincadeiras para identificar objetos que utilizam água; com fantoches e histórias sobre o ciclo da água; com dinâmicas de conscientização sobre o desperdício; com atividades de plantio e rega, jogos educativos e demais ações, todas voltadas para um objetivo maior, de relacionar a água com vida e responsabilidade.
Também foram realizadas atividades artísticas, de literatura, música, dança e pintura e, acompanhados pelos professores, as crianças têm realizado passeios cotidianos pelos bairros, entregando panfletos e conscientizando a comunidade do entorno na missão de economizar água.
Com crachás de identificação, a cada semana um grupo de alunos, denominado "Guardiões da Água da Semana", prega cartazes de conscientização nas paredes, pátios, cozinhas, banheiros, verificam torneiras, descargas e incentivam os colegas a economizar água.
Os pequenos alunos também assistiram a uma série de vídeos educativos e divertidos sobre a água, como “A Gota Viajante” (Turmina do Tio Marcelo); “A Água” (Mundo Bita); A Água (Xuxa Só para Baixinhos); Chuá Chuá (Galinha Pintadinha) e “De onde vem a água”? (Canal Manual do Kids).
Além de assistir a esses vídeos, os alunos da Emeb Professor Marcelo de Jesus Santos também foram protagonistas da sua própria produção, o vídeo “Poupar Água é Educação”, filmado na escola e publicado nas redes sociais.
Ensino Fundamental
Nas escolas de ensino Fundamental I, foram criados os Detetives Protetores da Água (DPA). Esses grupos, integrados por alunos do 1º ao 5º ano, elaboram e distribuem informativos nos espaços escolares sobre o uso consciente da água, bem como o monitoramento das ações.
No Fundamental II, alunos do 6º ao 9º ano participaram de rodas de conversa e elaboraram panfletos e cartazes para serem colocados em pontos estratégicos nas escolas.