A Secretaria Municipal de Educação está encerrando o ano escolar de 2025 com muito trabalho e bons números a celebrar, garantindo mais qualidade de ensino aos 5.200 alunos da rede municipal.
Neste ano, a Prefeitura da Estância Turística de São Pedro realizou reformas, melhorias e ampliações em cinco escolas da rede municipal, nas regiões urbanas e rurais, que estão beneficiando diretamente quase 1 mil alunos, da creche e pré-escola ao ensino fundamental I e II.
Outra novidade é a Emeb Iracy Bertochi, que, a partir deste ano também passou a oferecer ensino em tempo integral a 103 alunos do bairro Santo Antônio, no alto da serra.
Com isso, agora já são 15 unidades da rede municipal funcionando em tempo integral, sendo 12 do ensino infantil e três do ensino fundamental. O ensino em tempo integral é uma importante ferramenta para o desenvolvimento mais amplo do aluno, pois oferece um ambiente seguro e enriquecedor, que vai além do currículo básico, além de habilidades socioemocionais, autonomia, cidadania, saúde e proteção social.
A prefeitura disponibiliza, por meio de frota própria e convênio com cooperativas, um total de 86 itinerários, atendendo as redes municipal e estadual, além da Escola Técnica Estadual Gustavo Teixeira (Centro Paula Souza). São 5 mil quilômetros por dia para garantir o acesso às escolas.
A frota própria foi ampliada em 2025, com a aquisição de 3 micro-ônibus, sendo dois destes para transporte universitário. Subsidiado pela Prefeitura, o serviço, com oito ônibus e oito rotas, beneficia mais de 300 estudantes de São Pedro, que cursam faculdades ou cursos técnicos em cidades vizinhas, como Piracicaba e Limeira.
Com avanços expressivos na gestão da alimentação escolar, São Pedro marcou presença na 30ª Semana da Alimentação 2025, evento estadual ocorrido, em outubro, na capital paulista e que reuniu representantes das cidades com boas práticas nas áreas de alimentação e nutrição.
A partir de 2022, as compras de produtos orgânicos e saudáveis para a alimentação escolar em São Pedro registraram aumento de 415%, sobretudo hortifruti da agricultura familiar, como abóbora, couve, laranja, pepino, brócolis, abobrinha, mandioca, banana, melancia, cebolinha, acelga, repolho, laranja, beterraba e salsinha, todos cultivados em São Pedro, beneficiando os produtores locais. Para 2026 será inserido no cardápio o queijo minas frescal, também da agricultura familiar.
Em 2025, entre café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, foram servidas mais de 35 mil refeições, por dia, aos alunos das redes municipal e estadual.
Seguindo rigidamente as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Secretaria de Educação também garante, diariamente, alimentos especialmente preparados para 36 alunos com algum tipo de intolerância alimentar (lactose, proteína do leite, diabetes, soja, ovo ou corantes).
Aos alunos do berçário e maternal foram fornecidas de quatro a cinco fraldas, por dia, para cada um, além dos outros itens de higiene e cuidado pessoal, como talco, pomada de assadura, xampu e condicionador.
O município mantém uma política contínua de inclusão educacional, atendendo, atualmente, 337 alunos de inclusão, com o apoio direto de 108 agentes cuidadores, com uma equipe técnica composta por duas fonoaudiólogas e uma assistente social.
O acompanhamento especializado é reforçado por atendimentos regulares, com média mensal de 322 atendimentos psicológicos e 153 atendimentos em fonoaudiologia, garantindo suporte integral ao desenvolvimento, à aprendizagem e ao bem-estar dos estudantes.
Período integral
Atualmente, 15 escolas oferecem ensino em período integral aos alunos. No ensino infantil, as Emebs Professor Antônio Carlos Pinto; Professora Daniel; Sebastiana Élide Giocondo Perez; Professora Maria Amélia Pimentel; Professor Marcelo de Jesus Santos; Professora Leny Bomtorin; Juciê Roberto Siqueira; Prefeito João Baltieri; Antônio Silva Benevides; Halina Buba Baldon; Maria Angelina Leão Ferreira dos Santos e Iracy Bertochi. No fundamental I e II, as Emebs Ricarda de Paiva Lima Berzin; Guido Dante e Benedito Modesto de Paula.
Reformas
Com recursos 100% municipais, neste ano a Prefeitura de São Pedro iniciou uma série de obras de reforma, melhoria e ampliação em cinco escolas das regiões urbanas e rurais, algumas já finalizadas, que beneficiarão cerca de 900 alunos, da creche e pré-escola ao fundamental II. Tudo sem interrupções das aulas.
Os serviços de pintura, troca de piso, de portas, telhas, construção de novos espaços e diversas outras melhorias e ampliações foram realizadas pela Secretaria de Obras nas Emebs Iracy Bertochi, Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, Professora Adriana Daniel, Professora Sebastiana Élide Giocondo Perez e Antônio Silva Benevides, localizadas nos bairros Alto da Serra, Theodoro de Souza Barros, São Tomé, Residencial São Francisco e Recanto das Águas.
Campo de futebol
Também está sendo construída, ao lado da Emeb Ricarda de Paiva Lima Berzin, um campo de grama sintética, que será utilizado em período integral pelos estudantes e estará disponível, também, para as famílias dos bairros Theodoro de Souza Barros e Alpes das Águas.