Implantada nas 23 escolas da rede municipal, a ação da Semagri fortaleceu a consciência ambiental nos alunos e gerou maior reaproveitamento de resíduos e economia de água e energia elétrica.
Lançado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semagri) há cerca de um ano, o programa “Escola Cata-Vento” celebrou os primeiros resultados obtidos em todas as 23 escolas da rede municipal de ensino.
O programa tornou-se referência não só em São Pedro, mas em toda a região, por engajar os alunos e profissionais de ensino, de forma lúdica e efetiva, em projetos e dinâmicas cotidianas para a construção coletiva de novos hábitos de preservação ambiental.
O sucesso do programa já pode ser expresso em números. Um bom exemplo disso é a Emeb “Professor Antônio Carlos Pinto”, no Jardim Nova Estância. Graças a uma campanha de consumo consciente, iniciada em maio deste ano, o consumo de energia da escola caiu de 1.129 kWh para kWh, gerando uma economia de R$ 577. A economia só foi possível graças à conjunção de diversas ações, que incluem desde a colocação de adesivos com mensagens de conscientização nos interruptores das salas, até dinâmicas realizadas pelos próprios alunos.
Os alunos também participaram de uma feira de troca de brinquedos, roupas e calçados e, com isso, contribuíram para reduzir desperdícios e promover a reutilização e a economia circular.
No Recanto das Águas, os alunos da Emeb “Prefeito João Baltieri” fizeram uma visita técnica na escola “Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin”, onde puderam realizar plantios, aprender e trocar conhecimentos e experiências sobre cultivos e formas de manejo.
Já na Emeb “Professora Leny Bomtorim”, o foco foi o reaproveitamento de água e de resíduos orgânicos. A escola do bairro Bela Vista confeccionou uma composteira para que todos os resíduos fossem processados e reutilizados na horta orgânica. Com o apoio da Semagri, a escola também instalou uma cisterna para a captação de água da chuva.
Também com uma nova cisterna, a Emeb “Professora Maria Amélia Pimentel” conta com um mini-espaço no quintal para a instalação de uma estrutura no telhado que possibilita aos alunos a oportunidade de acompanhar o funcionamento do sistema. Com a proposta de melhorar a biodiversidade local e o bem estar da comunidade, as crianças também participaram do plantio de árvores frutíferas na praça próxima à escola, no Jardim Floresta Escura.
Também juntos com a equipe da Semagri, os alunos do Fundamental I e Fundamental II da Emeb “Professor Benedito Modesto de Paula” fizeram uma ação de panfletagem e conscientização sobre os riscos gerados à partir do descarte irregular de resíduos na calçada da escola, localizada no Jardim Cássio Paschoal Padovani.
A ação culminou com a multa de alguns dos autores desses descartes e com a eliminação do ponto viciado, espaço público onde lixo e entulho eram abandonados frequentemente.
Para o secretário especial da Semagri, Rogério Bosqueiro Junior, a educação ambiental colocada em prática nas escolas da rede vai muito além do livro didático, da lousa e da sala de aula. “Nossa proposta sempre foi a de tornar a aprendizagem divertida, conectada à natureza e vivenciada na prática”, disse. “E foi uma grande satisfação ver os alunos, professores e toda a comunidade escolar participando e assumindo o protagonismo, transformando hábitos e gerando impactos reais e positivos para o meio ambiente”, celebrou.