Previsão para Domingo
24 ABR 2024
Equipe da Cultura e do Museu Gustavo Teixeira visitam Academia Paulista de Letras
Objetivo é fortalecer parcerias entre instituições, acervo da APL tem várias referências dos são-pedrenses Maria de Lourdes Teixeira e Gustavo Teixeira

Para fortalecer parcerias entre o Museu Gustavo Teixeira e a Academia Paulista de Letras (APL), representantes da Coordenadoria de Cultura de São Pedro e do Museu Municipal visitaram no dia 17 de abril a sede da Academia, situada no Largo do Arouche, em São Paulo.

Recebidos pela bibliotecária Rubenira Farias de Oliveira, a equipe da Coordenadoria e do Museu puderam conhecer o extenso acervo mantido pela Academia, com destaque para os materiais relacionados à Maria de Lourdes Teixeira e Gustavo Teixeira, ambos naturais de São Pedro e membros destacados da APL.

Ao longo da visita, o museólogo da Prefeitura de São Pedro, Luiz Fernando dos Santos, destacou a importância da digitalização de obras e manuscritos inéditos, os quais serão incorporados à próxima exposição de longa duração do Museu Municipal Gustavo Teixeira, prevista para reabrir ao público ainda neste ano, com foco especial em seu núcleo literário dedicado aos dois escritores são-pedrenses.

O acervo relacionado à Maria de Lourdes Teixeira despertou particular interesse, especialmente por ser reconhecida como a primeira mulher eleita para uma academia de letras no Brasil.

Ivan Teixeira, coordenador de Cultura de São Pedro, enfatizou a valorização do legado deixado por Maria de Lourdes e Gustavo Teixeira, o que inspirou a Prefeitura de São Pedro a instituir o Concurso de Contos "Maria de Lourdes Teixeira" e a tradicional "Semana Gustavo Teixeira", como formas de homenagear e preservar a memória dos escritores.

HISTÓRIA – A Academia Paulista de Letras tem vários materiais que remetem aos escritores Maria de Lourdes Teixeira e Gustavo Teixeira, como obras de arte – quadros pintados por Maria de Lourdes e que a retratam, além de suas produções literárias e materiais sobre a Semana Gustavo Teixeira, que no ano passado completou 70 anos.

Entre as obras consultadas, a coleção da Academia Paulista de Letras inclui o convite da Semana Gustavo Teixeira, que marcou as celebrações do quadragésimo aniversário da morte do poeta Gustavo Teixeira, a primeira edição do livro "O Ementário", com uma dedicatória de Maria de Lourdes Teixeira datada de 1968, além de outros livros da autora como "O Criador de Centauros", "O Banco de Três Lugares" e "O Pátio das Donzelas".

A visita também revelou um quadro pintado por Maria de Lourdes na década de 1950 e que fará parte da próxima exposição do Museu. Durante a visita, o grupo de São Pedro também conheceu o auditório da APL, a sala de reuniões dos membros e a galeria de presidentes.

Memórias – O Museu recebeu recentemente a doação do livro de Márcio Scavone, neto de Maria de Lourdes, com o título de "Rubens Teixeira Scavone: o homem que viu". A obra, de autoria do neto, relata as memórias do pai e da avó sobre a escritora e faz parte de uma coleção da APL dedicada aos que fizeram a história da Academia de Letras desde sua fundação, em 1909.

A proposta da coleção é mostrar quem foram seus acadêmicos, de onde vieram e o que produziram, desde seus patronos - de José Bonifácio, Alcântara Machado, José de Anchieta, Álvares de Azevedo, Luiz Gama, Euclides da Cunha - a homens e mulheres que dela participaram, como Mário de Andrade, Rubens Borba de Moraes, Cassiano Ricardo, Fernando de Azevedo, Sérgio Milliet, Tatiana Belinky, José Mindlin, Júlio de Mesquita Filho, Monteiro Lobato, entre tantos outros.