Previsão para Sábado
27 MAR 2024
Museu Municipal Gustavo Teixeira se une a museus e oficinas culturais paulistas em evento colaborativo

O curso “Implantação de museus e plano museológico: como fazer?”, será realizado  às terças-feiras, 2, 9, 16 e 23 de abril, das 19h às 21h, de forma virtual por meio da plataforma Zoom. As inscrições estão abertas no site da Casa Mário de Andrade.

É uma realização promovida no programa Conexões Museus SP do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com as Oficinas Culturais, a Casa Mário de Andrade e o Museu Municipal Gustavo Teixeira, de São Pedro.

Voltado para o aprimoramento técnico de profissionais que já atuam na área cultural e museológica, além de gestores culturais, estudantes e demais interessados, uma parte essencial do programa é a orientação detalhada sobre a elaboração de planos museológicos. O curso irá promover um ambiente cultural mais dinâmico na comunidade, pois a colaboração entre estas instituições ressalta a importância da união de esforços para fortalecer a rede cultural local.

Essa parceria não só facilita o compartilhamento de recursos e experiências, mas também amplia o alcance das atividades culturais oferecidas pelo Museu Gustavo Teixeira, beneficiando um público mais amplo, em um momento em que o museu encontra-se fechado para reestruturação com previsão de reabertura para este ano.

“Ao disponibilizar o curso online e permitir inscrições por meio de um site acessível, o município está democratizando o acesso à educação e capacitação em museologia. Isso é crucial para garantir que indivíduos de diferentes perfis possam participar e contribuir para o enriquecimento do patrimônio museológico e cultural de nosso município”, destaca o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.

Confira a programação completa no site https://casamariodeandrade.org.br/programacao-implantao-de-museus-e-plano-museolgico