Previsão para Sábado
15 DEZ 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura de São Pedro oferece serviço gratuito para auxiliar pedido de benefício

A Prefeitura de São Pedro possui um serviço gratuito de orientação sobre solicitação de benefícios assistenciais ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h e é realizado por Marisa Cirino, na Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, localizada na rua Ernesto Giocondo, 46, Santa Cruz.

“Entre 15 e 20 pessoas procuram diariamente essas orientações e tudo o que é possível fazer para auxiliar as pessoas que têm direito ao benefício, como agendamento de perícia ou outros tipos de agendamento, é feito”, conta Marisa, que também faz todo o acompanhamento dos pedidos.

Aproximadamente 200 pessoas que procuraram o atendimento já conseguiram receber o benefício – chamado de BPC Idoso ou BPC da Pessoa com Deficiência – e outros 100 estão com o processo em andamento. O atendimento começou a ser realizado em 2018.

No caso da pessoa com deficiência, o benefício de um salário-mínimo por mês pode ser solicitado se for comprovada baixa renda. É preciso apresentar laudo com número do CID, uma classificação internacional de doenças, e fazer parte do Cadastro Único.

Já o benefício de um salário mínimo por mês para pessoas com 65 anos ou mais pode ser solicitado por pessoas de baixa renda, mesmo aquelas que nunca contribuíram com o INSS.

BENEFÍCIO CONQUISTADO - Antonio Carlos Rinaldi é um dos atendidos por Marisa que conseguiu o benefício. “Como já tinha recebido ajuda para o benefício da minha mãe, quando fiz 65 anos procurei a Marisa novamente para o meu benefício e deu certo”, disse. Para ele, é uma ajuda importante. “Facilita e me ajuda bastante”.