Os alunos Isac de Campos Fischi e Felipe Smaniotto conquistaram as medalhas de bronze, na categoria nacional, e prata, na estadual. Ambos são estudantes da Emeb Gustavo Teixeira.
Em mais um ano consecutivo as escolas da rede municipal de São Pedro se destacaram na maior olimpíada científica do Brasil. Desta vez, na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com dois estudantes premiados, ambos da Emeb Gustavo Teixeira.
Pelo segundo ano seguido, o aluno do 9º ano, Isac de Campos Fischi, conquistou duas medalhas: bronze, na categoria nacional e prata, na estadual. O estreante Felipe Smaniotto, do 8º ano, também obteve, respectivamente, bronze e prata nas categorias nacional e regional. O evento de premiação foi realizado na última terça-feira, 12, na Unicamp, em Campinas.
Com as medalhas, os dois estudantes terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), com atividades e estudos orientados por professores universitários.
Ambos destacaram a importância da OBMEP e o interesse pela matemática.
“Desde pequeno, eu gosto de matemática. Meu pai me incentivava a fazer tabuadas e divisões todos os dias. Quando tive meu primeiro contato com a OBMEP, sinceramente, fiquei surpreso, porque nunca tinha ouvido falar da olimpíada, mas fiquei contente também por ela ser voltada para o raciocínio lógico”, contou Campos.
“Achei que a prova estava complicada, mas como gosto de desafios, usei bastante o meu cérebro. Quando cheguei em casa, após a prova, eu até chorei porque tinha certeza de que poderia ter ido melhor. Mas o meu esforço me rendeu uma medalha de bronze nacional. Na segunda vez, já estava confiante. Saí da prova já vendo uma medalha na mão, o que realmente aconteceu. Outro bronze. Agora, neste ano, vamos rumo à prata, ou quem sabe o ouro”, comentou o estudante.
O colega de escola, Felipe Smaniotto também demonstrou sua alegria por estar no evento de premiação. “Eu sempre achei a matemática fascinante, afinal, é a língua de todo o universo. Quando vi a prova da OBMEP, que se aprofunda na matemática e recompensa o raciocínio lógico, achei incrível”, comentou Smaniotto.
Além das medalhas, a OBMEP 2024 rendeu menções honrosas aos estudantes da EMEB Gustavo Teixeira: Gabriel Obrownick de Oliveira, Matheus Augusto Pires, Evelyn Oliveira Ramos, Samuel Marins Esteves Faria e Ester Araújo do Nascimento. Esse reconhecimento amplia o impacto pedagógico da olimpíada nas escolas municipais.
A diretora da unidade escolar, Ângela Maria Bego, apontou a importância dos professores no processo de preparação dos alunos. “O papel que o professor desempenha é muito importante para a aprendizagem, e a metodologia de ensino adotada é essencial para o desempenho dos alunos”.
OBMEP
Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos.
A prova é dividida em duas fases: uma primeira etapa de questões objetivas, realizada nas próprias escolas, e uma segunda fase discursiva, que reúne os alunos com melhor desempenho.