Os pacientes foram selecionados de acordo com avaliação social, situação financeira e exame de audiometria. A aquisição dos aparelhos auditivos foi viabilizada a partir de recursos de emenda parlamentar.
Nesta quinta-feira, dia 14, na Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, a Prefeitura de São Pedro realizou uma cerimônia de entrega de 28 aparelhos auditivos para 14 pacientes que aguardavam para receber a prótese.
Ao todo, incluindo entregas ao longo de quatro dias desta semana, foram 200 aparelhos 100% gratuitos. Os aparelhos são aprovados pelo Cismetro e foram adquiridos por um valor em torno de R$ 300 mil, fruto da parceria entre os poderes executivo e legislativo. Todos os aparelhos, antes da implantação final, passarão por fase de ajuste e adaptação técnica, por médico fonoaudiólogo, em cada um dos 100 pacientes, de acordo com o exame de perda auditiva de cada um.
Um dos beneficiados é o aposentado José Jorge Fontes, 74 anos. Em São Pedro há 23 anos, ele possui perda auditiva de 20% no ouvido direito e 80% no ouvido esquerdo, considerada deficiência profunda. Ele se aposentou por conta da perda parcial de escuta o que, com o passar do tempo, causou também uma perda progressiva de memória de curto prazo.
“Quando morei no município de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, trabalhei por mais de 30 anos em indústria metalúrgica, em local com ruído intenso e constante. Foi lá que tive minha audição prejudicada”, relembrou.
Emocionada, a esposa, Sandra Regina Escudeiro, de 67 anos, agradeceu a iniciativa da administração municipal. “Gostaríamos de agradecer a iniciativa da Prefeitura e da Câmara Municipal, pois isso vai melhorar muito a minha vida e, principalmente, a do meu marido”, celebrou ela.