Se crianças e adolescentes não vão até as vacinas, as vacinas vão até elas, nas escolas. Essa é a ideia principal do Ministério da Saúde com a Estratégia de Vacinação nas Escolas, ação articulada entre a saúde e educação para ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreviníveis em crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Em São Pedro, a vacinação começa nesta quinta-feira, 24 e segue até o dia 30 de abril em diversas unidades escolares do município, em uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social e Educação. Serão aplicadas vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças e adolescentes que estão com o esquema vacinal incompleto.
Para ser vacinada, a criança ou adolescente deve apresentar a carteira de vacinação e autorização assinada pelos pais ou responsáveis. Outra recomendação é que os pais ou responsáveis acompanhem a vacinação. O cronograma com as datas será encaminhado pelas escolas.
VACINAÇÃO SEGURA – As vacinas estão entre os produtos mais seguros e amplamente estudados para uso humano em todo o mundo, com oferta de benefícios significativos à saúde individual e coletiva. Assim como outros medicamentos, podem estar associadas a reações adversas que geralmente são leves, moderadas e de curta duração.
O documento técnico informa que a “proposta apresentada destaca a importância da vacinação das crianças e dos adolescentes no âmbito escolar como uma das condições necessárias para promover um ambiente saudável, como resultado da articulação transversal, integrada, intersetorial de ações, buscando reduzir as situações de vulnerabilidade na escola”.