Publicação é considerada importante ferramenta para educação continuada de professores e profissionais que trabalham com estes transtornos; evento terá presença de Renata Cardoso, uma das autoras
"Práticas Neuropsicopedagógicas: TDAH e TEA" é o livro que será lançado em São Pedro, às 13h do dia 7 de dezembro, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo, com a presença de Renata Cardoso, uma das colaboradoras da publicação.
“Há aproximadamente dez anos, meus pais e meus irmãos escolheram São Pedro para morar. Moro em São Paulo, a cidade virou meu destino e confesso que amo esse lugar. Meu sobrinho Davi nasceu em São Pedro e foi diagnosticado com TEA, o que incentivou e estimulou os meus estudos nessa área”, conta Renata, atualmente neuropsicopedagoga ,psicanalista e especializada em TEA.
“Acompanho as terapias do Davi e percebo o quanto essa cidade está o auxiliando em seu progresso, aumentando minha admiração por São Pedro”, complementa a profissional que por conta dessa vivência, foi convidada para relatar a experiência no livro. “O acolhimento e a inclusão podem tornar um mundo melhor”, afirma.
O livro é considerado uma rica ferramenta para a formação continuada de professores e profissionais que trabalham ou pesquisam sobre esses transtornos. A obra apresenta uma combinação de conceitos teóricos, relatos de experiências práticas e intervenções baseadas em evidências, proporcionando estratégias que podem ser aplicadas tanto em contextos educacionais quanto terapêuticos.
Além de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, o livro contribui significativamente para a educação inclusiva ao oferecer abordagens adaptadas às necessidades específicas de estudantes com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista).
É especialmente relevante para espaços formativos além da sala de aula, como museus, que podem se tornar ambientes inclusivos e de aprendizado acessível. A obra percorre um caminho que reconhece os desafios e aponta oportunidades para uma transição da exclusão para a verdadeira inclusão, incentivando práticas educativas e terapêuticas que transformam vidas.
É também uma referência para quem deseja construir uma educação mais equitativa e inclusiva.
A coordenação da publicação é de Rosana Auricchio, doutoranda do Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP, membro do Grupo de Pesquisa GELEP de Formação de Professores, graduada em Pedagogia, coordenadora e gestora acadêmica, entre outras qualificações, e a organização de Jorge Marques Pontes.
Também contribuíram com a elaboração do livro o professor Rafael Dias Silva, doutorando em Educação pela Universidade do Porto, mestre em Educação com ênfase em Formação de professores pela Universidade de Sorbonne, pós-graduado em Educação Especial e Graduado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e formador de professores em acessibilidade no Museu do Louvre - Paris e membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) no Brasil e França; a professora Fernanda Guglielmo Fernandes, docente há 38 anos, especialista em alfabetização, formada no Magistério em escola pública, pedagoga há 32 anos, neuropsicopedagoga clínica e institucional e intérprete de desenho; Leonam Auricchio da Silva, pós-graduando em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Legal Tech (PUC-Minas), em Gestão de Pessoas, além de outras qualificações; professora especialista Renata Cardoso Pinto, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Psicanálise, especializada em Reabilitação Cognitiva e Terapia em Interpretação de Desenhos, TEA e Acessibilidade Curricular e o professor especialista Norival Pinto, graduado em Educação Física, com atuação em escolas particulares há 37 anos, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Recreação, Psicopedagogia e Psicomotricidade.