Para preservar a biodiversidade local e manter o equilíbrio dos ecossistemas, a Prefeitura de São Pedro, por meio das Coordenadorias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, deu início na terça-feira, 19, à manutenção na arborização do Lago Novo Horizonte, com poda de manutenção nas árvores e remoção de espécies invasoras.
Por competirem por recursos essenciais e prejudicar o crescimento de espécies nativas, espécies invasoras, como a espatódea, representam uma ameaça para a biodiversidade, podendo gerar um desequilíbrio nos ecossistemas.
Além das podas e remoção das invasoras, serão plantadas 30 árvores nativas como compensação ambiental pelo corte das árvores. A ação foi toda planejada para aproveitamento dos resíduos vegetais. Durante a execução da manutenção, um triturador de galhos está no local para processar os resíduos vegetais gerados e o material resultante do processo será agregado aos plantios que ocorrerão no Lago Novo Horizonte.
A ação atende a solicitação feita pelos moradores da região. Outra demanda que será atendida é a proibição da pesca para preservação e cuidado com a fauna do lago, que será monitorado diariamente por agentes públicos e pela própria vizinhança.
Rogério Bosqueiro Júnior, coordenador de meio ambiente de São Pedro, destaca a importância da manutenção contínua dos espaços verdes da cidade, realizada pela equipe de Serviços Urbanos . "Ao atender à demanda dos moradores do bairro Novo Horizonte, reforçamos nosso compromisso em garantir excelentes condições para o uso desses espaços verdes. É nossa responsabilidade assegurar a qualidade de vida da comunidade e a harmonia com o meio ambiente, mantendo os parques como locais seguros e agradáveis para todos desfrutarem," disse.
Fotos: Coordenadoria de Meio Ambiente de São Pedro