O calendário de 2025 dos programas Circuito CEA (Centro de Educação Ambiental) e Escola Cata-Vento, promovidos pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Especial de Meio Ambiente e Agricultura, foi iniciado. Entre as metas das iniciativas estão a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente.
O Circuito CEA proporciona uma experiência pedagógica interativa por meio de visitas guiadas a quatro estações temáticas: Cidade Sustentável, Solos, Resíduos e Floresta. O objetivo é ultrapassar os limites da sala de aula e oferecer aos alunos vivências práticas em espaços como o Parque Ecológico Ernesto Baltieri — sede do CEA — e a Estação de Tratamento de Água do SAAESP (Serviço Autônomo de Água de São Pedro).
As atividades incluem dinâmicas lúdicas, contato direto com a natureza e práticas educativas, como visitações ao plantio de jaracatiá, à composteira, simulações sobre resíduos sólidos e uma apresentação especial sobre abelhas nativas. Em março e abril, o programa já realizou 19 visitas, atendendo 415 alunos de 11 escolas municipais, fortalecendo a integração entre educação, meio ambiente e cidadania.
Já o Programa Escola Cata-Vento tem como objetivo transformar as escolas em polos de educação ambiental. Por meio de uma abordagem prática e baseada em mérito, o programa estimula a criação de projetos sustentáveis dentro das unidades escolares.
Cada escola participante recebe, após desenvolver atividades específicas, pás coloridas, que representam seis eixos temáticos: Agricultura, Energia, Biodiversidade, Água, Resíduos e Cultura. Ao completar todos os eixos, a escola é reconhecida com o selo de "Escola Cata-Vento".
Em 2025, o programa atendeu 35 alunos, com destaque para a Emeb Professor Antônio Carlos Pinto, que conquistou a “Pá da Biodiversidade”, demonstrando seu engajamento nas ações. Em 2024, primeiro ano de atividades do Programa Cata-Vento, foram atendidos 500 alunos da rede municipal com ações voltadas à valorização da fauna e flora local.