Com o objetivo de debater políticas públicas e estratégias frente à crise climática, Brasília sediou, de 6 a 9 de maio, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), o principal espaço de diálogo social sobre a agenda ambiental no Brasil, retomado após 12 anos de hiato desde sua última edição, em 2013.
Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, a conferência mobilizou representantes de todo o país, reunidos em torno de cinco eixos estratégicos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.
O secretário especial de Meio Ambiente e Agricultura de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior, participou como delegado oficial do Estado de São Paulo. A participação reforça o protagonismo dos municípios na construção de soluções frente às mudanças climáticas e reconhece a liderança de São Pedro na articulação regional para a agenda ambiental.
“É uma honra representar o Estado de São Paulo e, em especial, o município de São Pedro e região metropolitana de Piracicaba em um espaço tão estratégico para o futuro socioambiental do país. A conferência é uma oportunidade valiosa para fortalecer a participação social e contribuir com propostas que reflitam a realidade dos territórios”, afirmou o secretário.
A participação na CNMA é resultado direto da realização da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, promovida em dezembro de 2024 na Câmara Municipal de São Pedro. O encontro reuniu aproximadamente 70 participantes dos municípios de São Pedro, Águas de São Pedro, Brotas, Charqueada, Santa Maria da Serra e Torrinha, e abordou o mesmo tema da etapa nacional. Durante o evento, representantes da sociedade civil, poder público, iniciativa privada e especialistas elaboraram propostas estratégicas voltadas ao enfrentamento da emergência climática.
A etapa intermunicipal integrou o processo participativo da CNMA, que envolveu mais de 2.570 municípios em 439 conferências municipais, 179 intermunicipais e 287 conferências livres. A partir desses encontros, foram sistematizadas 100 propostas prioritárias, que servirão de base para a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima e a construção do novo Plano Clima.
Ao longo da conferência nacional, os delegados participam de plenárias temáticas e gerais, debatendo e priorizando as propostas que irão orientar a política ambiental brasileira nos próximos anos. A presença ativa de gestores municipais como o secretário de São Pedro simboliza a força do pacto federativo e o compromisso das cidades brasileiras na construção de um futuro mais resiliente e sustentável.