A Secretaria Especial de Meio Ambiente e Agricultura (Semagri), por meio do Programa Cidade Mais Limpa, promoveu na segunda-feira, 7, um mutirão de limpeza no coração de São Pedro: o rio Samambaia, um dos patrimônios naturais mais emblemáticos da cidade.
A equipe da Semagri uniu forças com o Tiro de Guerra de São Pedro, que disponibilizou 20 atiradores, sob o comando do 1º Sargento Melcsedec Mezahab Anchieta da Costa, para atuar diretamente na ação, que resultou na retirada de mais de 100 sacos de lixo – 707 quilos - das águas e margens do rio.
Além de revitalizar o local, a ação teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre os impactos do descarte irregular de resíduos e fortalecer o compromisso coletivo com a preservação dos recursos naturais.
Durante o trabalho de limpeza foram encontrados diversos tipos de resíduos, como tecidos, plásticos e pneus — materiais que podem permanecer no meio ambiente por décadas ou até séculos. Tecidos sintéticos podem levar até 40 anos para se decompor, plásticos comuns, como garrafas e embalagens, podem permanecer na natureza por mais de 400 anos, enquanto pneus chegam a levar cerca de 600 anos para se decompor completamente, causando sérios impactos ao solo, à água e à fauna.
Para Stefani Villas Boas, responsável pela Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria, iniciativas como essa vão muito além da limpeza: representam um ato de respeito e cuidado com o meio ambiente e deixam um legado para as próximas gerações. “Água é vida, e precisamos preservá-la todos os dias. Cada pessoa tem um papel essencial nesse cuidado. É uma grande satisfação para nossa secretaria coordenar e executar ações como esta, que fortalecem a conscientização ambiental e garantem a preservação dos nossos recursos naturais para quem ainda virá”, ressaltou Stefani.
A participação do Tiro de Guerra de São Pedro também demonstra a importância da parceria entre civismo, disciplina e cidadania. “Para nós, é fundamental formar jovens comprometidos com o civismo, a disciplina e o respeito ao meio ambiente. A união entre o Tiro de Guerra e a Secretaria mostra que disciplina, serviço à comunidade e consciência ambiental caminham juntos na construção de uma cidade mais limpa, consciente e sustentável”, destacou o comandante do Tiro de Guerra.
A Secretaria Especial de Meio Ambiente e Agricultura reforça o apelo para que toda a população faça a sua parte: respeite os rios, descarte corretamente os resíduos e apoie iniciativas que cuidam do meio ambiente e da cidade.