A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria Especial de Meio Ambiente e Agricultura (Semagri), vem fortalecendo a gestão de resíduos sólidos no município, ampliando os serviços de coleta, limpeza urbana e destinação ambientalmente adequada e correta.
Entre os serviços disponíveis está o No Ponto Certo, plataforma que orienta a população sobre onde descartar corretamente cada tipo de resíduo.
O Programa Cata Cacareco realiza gratuitamente a coleta de móveis e objetos inservíveis, como sofás, colchões, camas, armários e guarda-roupas. O serviço será retomado no dia 4 de agosto, iniciando o atendimento pelos bairros Dorothea, Morada dos Pássaros, Jardim Itália e Novo Horizonte, contribuindo para o descarte correto desses materiais e para a manutenção da limpeza urbana.
Cada residência é atendida pelo menos duas vezes por semestre, devendo colocar os materiais na calçada na noite anterior ao dia programado. O descarte antecipado ou fora da data prevista pode resultar em autuação.
O programa não recolhe galhos, folhas, restos de poda, entulho, lixo orgânico, materiais recicláveis ou eletroeletrônicos.
A Semagri também ampliou o atendimento para bairros com menor demanda, onde a coleta ocorre mediante pré-cadastro da residência. Nesses locais, basta realizar o cadastro antes da data prevista para garantir o atendimento.
Outra alternativa é o EcoLink, plataforma que conecta moradores a empresas e prestadores de serviços especializados na coleta e destinação de resíduos específicos, oferecendo uma solução para quem não pode aguardar a passagem do Cata Cacareco.
Além da coleta regular e dos demais serviços oferecidos, São Pedro conta com o novo Ecoponto Municipal, um espaço destinado ao recebimento de diversos tipos de resíduos e que amplia as opções de descarte ambientalmente correto para a população.
No local são aceitos resíduos da construção civil, como entulho, concreto, tijolos, restos de azulejos e madeira, além de móveis e utensílios inservíveis, restos de poda de árvores e materiais recicláveis secos, como papel, papelão, plástico, vidro e metais.
O Ecoponto está localizado na Rua Manoel Seneme, no bairro São Dimas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h, e aos sábados, das 8h às 11h.
Saiba mais:
No Ponto Certo: https://www.semagrisaopedro.com.br/no-ponto-certo
Cata Cacareco: https://www.semagrisaopedro.com.br/cata-cacareco
Fiscalização
Somente neste ano, as equipes da Prefeitura realizaram 21 operações de limpeza em pontos de descarte irregular. Em alguns locais, o serviço precisou ser repetido mais de três vezes devido à reincidência das infrações.
Para combater o problema, também foram instaladas mais de 20 placas de "Proibido Jogar Lixo" em áreas críticas, além da intensificação das ações de educação ambiental.
A fiscalização atua continuamente e, desde janeiro, 97 autuações já foram aplicadas por descarte irregular de resíduos em vias públicas, terrenos e outros locais impróprios.
Estrutura que faz a diferença
Apenas no primeiro semestre deste ano, o Programa Cata Cacareco recolheu 152 toneladas de materiais, evitando que móveis e objetos volumosos fossem abandonados em ruas, terrenos e áreas verdes.
Com a ampliação da coleta, o funcionamento do Ecoponto, as ferramentas digitais, ações educativas e fiscalização permanente, São Pedro oferece todas as condições para que a população descarte corretamente seus resíduos.
A responsável pelo Departamento de Resíduos Sólidos da Semagri, Stefani Vilas Boas, destaca a importância da informação e da conscientização da população para o descarte correto dos resíduos:
"Trabalhamos diariamente para mostrar que não existe justificativa para o descarte irregular, oferecemos diversos canais de informação, orientação e serviços com soluções práticas e acessíveis para a destinação correta dos resíduos. Nosso objetivo é incentivar uma mudança de hábito: da mesma forma que as pessoas pesquisam antes de comprar um produto, elas também devem buscar informações sobre a forma correta de descartá-lo quando ele não tiver mais utilidade", afirmou.
Descarte irregular gera multa
O descarte irregular é proibido pelo Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 78/2012), que estabelece normas para manter a cidade limpa, organizada e segura.
Entre as principais proibições estão jogar lixo ou entulho em vias públicas, obstruir calçadas com qualquer tipo de materiais ou instalações e queimar lixo como forma de eliminar resíduos.
Quem desrespeita a legislação está sujeito à multa.
Canal de denúncias
A população também pode colaborar denunciando casos de descarte irregular. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da SEMAGRI (19) 99798-0983, com o envio de fotos ou vídeos e a indicação do endereço da ocorrência.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e todas as denúncias são tratadas com absoluto sigilo.









