Previsão para Sábado
14 JUL 2023
Prefeito Thiago Silva e secretária de Educação conhecem projeto de Equoterapia na Esalq
Foto Noticia Principal Grande
Prefeito Thiago Silva, secretária Samanta Bontorim e os professores Sila Carneiro e Roberta Brandi
Para conhecer o funcionamento do Projeto Equoterapia da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo), o prefeito Thiago Silva e a secretária de Educação Samanta Bontorim visitaram o espaço no campus da universidade, em Piracicaba.

Recebidos pelos professores Sila Carneiro da Silva, do Departamento de Zootecnia e Roberta Ariboni Brandi, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, o prefeito e a secretária receberam informações sobre o projeto que atende hoje 24 pessoas com deficiência.

Idealizada, em 2001 pelo professor Cláudio Maluf Haddad, do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, a iniciativa oferece tratamento terapêutico e educacional complementar utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação de pessoas com deficiência física ou mental.

As atividades realizadas com fim educacional, esportivo e recreativo proporcionam diversos benefícios aos participantes. As práticas acontecem ao ar livre, nas dependências do Setor de Equinocultura da Esalq, conduzidas por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, pedagogo, terapeuta ocupacional e educador físico. Com as atividades são desenvolvidas habilidades físicas, emocionais e sociais entre os participantes.

Em duas décadas de projeto, foram mais de 30 mil atendimentos realizados no campus e muitas vidas transformadas. Voltado a pessoas com deficiência, principalmente crianças, o projeto busca, com abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas assistidas.

“É um trabalho muito interessante desenvolvido e viemos em busca de mais informações para saber a viabilidade de implantar algo nesta linha em São Pedro ou até mesmo verificar a possibilidade de pessoas de São Pedro serem atendidas nos moldes de hoje do programa. Foi um primeiro contato e com certeza vão ocorrer novas conversas para que possamos avançar neste objetivo”, disse o prefeito Thiago Silva.