Previsão para Segunda-feira
07 JUL 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
11ª Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados e aprova propostas para etapa estadual
Com a participação de aproximadamente 40 pessoas, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Pedro, realizada na quinta-feira, 6, no  auditório da Secretaria Municipal de Educação, discutiu sobre o tema ‘Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos’.

A conferência teve a participação de trabalhadores e usuários da assistência social, entidades sociais e autoridades do município, como o prefeito Thiago Silva e os secretários de Saúde e Desenvolvimento Social, Leandro Sanches e de Educação, Samanta Bontorim e a coordenadora de Desenvolvimento Social, Adriana Mariano.

“Pensar na coletividade para desenvolver ações que garantam atendimento do setor público a todos são metas que buscamos constantemente”, disse o prefeito, que agradeceu o trabalho desenvolvido pela assistência social em vários setores da Prefeitura e estimulou a participação de todos na elaboração de propostas. “Tragam ideias”, sugeriu.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Olímpia Cardoso, destacou a importância do trabalho da assistência social e da busca por constantes melhorias neste setor.

As conferências são consideradas oportunidade de ouvir a população e os trabalhadores, que podem apresentar sugestões para serem implementadas na rotina dos serviços prestados.

Os participantes ouviram palestra com debate dos eixos: Financiamento; Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no Suas?; Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no Suas e Benefício e transferência de renda.

Foram discutidos temas em grupo e elaboradas propostas para o município, Estado e União. Também foram eleitos delegados para representar São Pedro na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, em outubro em São Paulo.

Os representantes do governo eleitos foram Ana Lúcia Honório Callori (delegada) e Maria Rita de Souza Feitosa Matias (suplente), e os representantes da sociedade civil Olímpia de Fátima Cardoso (delegada) e Carmencita Gil Ferreira Pauletti (suplente).