Previsão para Sábado
28 JUN 2023
População de São Pedro registra crescimento de 20,83% em 12 anos
Número é mais que o triplo que o registrado no Brasil, que apresentou o menor crescimento da história
Dados divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)  mostram que a população de São Pedro cresceu 20,83% nos últimos 12 anos e chegou aos 38.256 habitantes. É o segundo maior índice de crescimento registrado na região metropolitana de Piracicaba. Apenas Rio Claro registrou índice maior, de 24,48%. São Pedro registrou mais que o dobro da média de crescimento observada nas 24 cidades, de 10,08%. O índice é bem maior que o registrado no país - 6,4% e no Estado de São Paulo, 7,65%.

Os números oficiais confirmaram tendência já observada em janeiro, quando o IBGE divulgou a prévia da população com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro do ano passado. No início do ano, o crescimento registrado entre a projeção de 2021 e a prévia de 2022 em São Pedro foi de 7,42%, o maior índice observado na região.

O crescimento registrado em São Pedro contrasta com os dados nacionais. O país registrou a menor taxa de crescimento populacional desde 1872, quando os dados oficiais começaram a ser coletados.

Segundo o instituto, 92,9% dos domicílios particulares permanentemente ocupados de São Pedro responderam às entrevistas dos recenseadores.

O levantamento aponta também que há na cidade 18.989 domicílios particulares permanentes e destes 13.923 ou 73,3% estão ocupados. Os domicílios de uso ocasional são 3.225, o que representa 17% e os não ocupados, 1.841 ou 9,7% .

Outra diferença observada entre os números de 2010 e 2022 é o de habitantes por domicílio. Em São Pedro, a média de moradores por domicílio em 2022 é de 2,74. Em 2010, o número registrado foi de 3,04. O número de domicílios entre um levantamento e outro aumentou 33,68%.

DENSIDADE DEMOGRÁFICA – Outro índice que se destaca é o da densidade populacional. O registro de São Pedro é de 62,58 habitantes por km² , número bem menor que o observado em cidades da região metropolitana como os 307,19 habitante por km² de Piracicaba; 502,61 de Limeira ou 190,82 de Iracemápolis. Na prática, este índice significa que há em São Pedro, que tem a segunda maior área territorial da região – 611,27 km², muito espaço para expansão populacional.

A análise dos dados de todo o país revela ainda um inédito movimento de interiorização da população. As explicações podem estar nas mudanças das dinâmicas de trabalho, que abriram espaço para o trabalho a distância e menor concentração de trabalho em grandes centros e também no avanço do agronegócio.

MAIS RECURSOS - Entre as medidas práticas que o crescimento da população representa está o aumento no índice do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), uma transferência constitucional da União para Estados e Distrito Federal, que por sua vez repassam aos municípios. A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes.

Em 2022, com o coeficiente de 1,60 no FPM, o repasse para São Pedro foi de R$ 31,6 milhões. Com o aumento da população, o índice passou para 1,80 e o valor total repassado vai depender da quantidade arrecadada pela União com Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados, valores usados para compor o FPM. Se considerados os valores dos últimos anos, o acréscimo deve significar aproximadamente R$ 4 milhões a mais nos cofres da Prefeitura.

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios feito com base nas prévias divulgadas anteriormente pelo IBGE indica que apenas 331 de um total de 5.568 municípios de todo o Brasil, entre eles São Pedro, ganharam coeficiente. São 4.348 os municípios que vão manter o coeficiente e outros 863 que apresentaram diminuição no índice.

PERCEPÇÃO POSITIVA – Para o prefeito Thiago Silva, a confirmação dos dados sobre o aumento da população é um indicativo positivo.  “Os números confirmam o que observamos em vários serviços realizados pela Prefeitura: São Pedro tem sido a escolha de muitas pessoas de local para morar e esta opção está relacionada aos serviços prestados e a qualidade de vida que as pessoas buscam”, destaca.