Previsão para Domingo
26 JUN 2023
Projeto Bombeiro na Escola forma primeira turma em São Pedro
A cerimônia de entrega dos diplomas foi realizada na sexta-feira, 23, no Centro de Convenções de São Pedro, a 450 crianças de dez escolas municipais

Aproximadamente 450 crianças do 5º ano de 10 escolas municipais receberam seus diplomas na formatura da primeira turma de São Pedro do Programa “Bombeiro na Escola”, uma parceria da Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação do município, com o Corpo de Bombeiros.

A cerimônia, que aconteceu na sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções de São Pedro, contou com a presença do prefeito Thiago Silva, e do major Cléber Moura Oliveira, do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, além da secretária de Educação, Samanta Bontorim, e de coordenadores das escolas participantes.

Há mais de 20 anos o programa Bombeiro na Escola desperta nos jovens o senso de cidadania e responsabilidade social, tornando-os cidadãos melhores e, por consequência, melhorando o convívio na sociedade.

Segundo o major Oliveira, o programa não tem a pretensão de formar bombeiros profissionais, mas cidadãos com noções de prevenção e combate a incêndios, resgate, salvamento terrestre, primeiros socorros, mitigando os efeitos de acidentes domésticos e proporcionando ao menos o devido suporte para casos clínicos, como infartos e AVC, antes da chegada de socorro.

“Esse programa aproveita o apelo emocional que o Corpo de Bombeiros tem junto às crianças, que aprendem rápido. Temos recebido um feedback muito positivo dos pais, de que os filhos até ensinam seus familiares sobre o que aprendem conosco”, disse o major, que também reconheceu a importância da parceria com a administração municipal para o sucesso do programa.

A secretária de Educação, Samanta Bontorim, aprovou o projeto piloto e antecipou a formação de novas turmas. “O resultado do Bombeiro na Escola foi muito positivo para nós. A escola tem papel fundamental na educação e na formação de bons cidadãos e cidadãs e esse programa vai ao encontro dessa missão”, disse.

“Agradecemos ao prefeito Thiago Silva e à Prefeitura de São Pedro por abrir as portas das escolas para o Corpo de Bombeiros. Nós, bombeiros, estamos sempre preparados para prestar um bom atendimento em caso de qualquer emergência, mas costumo dizer que a parte preventiva é bem menos traumática, mais satisfatória e bem mais barata também”, acrescentou.

O curso “Bombeiro na Escola” é semanal e foi estruturado em turmas matutinas e vespertinas nas próprias escolas. Receberam os diplomas aproximadamente 450 alunos das Emebs Professor Benedito Modesto de Paula; Dr. Celso Silveira Mello; Professor Joaquim Norberto de Toledo; Professora Maria de Fátima do Amaral; Professora Ondina Mendes Parreira; Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin; Professor Abdala Rahal Farat Neto; Professor Gentilla Iolanda da Silva Frare; Guido Dante; e Iracy Bertochi.