Previsão para Terça-feira
03 ABR 2024
Número de matrículas de alunos com autismo na rede municipal de ensino aumenta 74% em São Pedro
Aumento foi registrado entre 2023 e 2024. Entre os 122 matriculados, 16 são egressos de escolas públicas e privadas de outros municípios, próximos e distantes, como Piracicaba, Campinas, Jundiaí e Goiânia

No dia 2 de abril, celebra-se, no mundo todo, o “Dia de Conscientização do Autismo”. No município de São Pedro, mais do que uma causa, o transtorno do espectro autista (TEA) tem sido uma das principais bandeiras da educação inclusiva do município, que dispõe de 22 psicopedagogos distribuídos em todas as escolas da rede, prestando todo o suporte necessário para o desenvolvimento, aprendizado e interação de crianças e adolescentes com TEA.

Segundo a coordenadora de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, Carmem Sílvia Bonvito, esse trabalho foi iniciado há exatos 10 anos, inaugurado pela administração Helinho Zanatta e Thiago Silva, e vem, desde então, colhendo ótimos frutos.

“No ano passado, foram 70 alunos dentro do espectro autista matriculados na rede municipal de ensino. Em 2024 já são 122, um aumento de 74% na procura por um ensino mais democrático, diverso e rico, em que todos os estudantes são bem-vindos”, disse.

Desse total, de acordo com a coordenadora, 16 alunos foram transferidos de escolas públicas e privadas de outros municípios, próximos e distantes de São Pedro, como Piracicaba, Campinas, Jundiaí e Goiânia. “São famílias que se mudaram para a nossa cidade em busca de um espaço de integração entre o ensino regular e o ensino especial, onde seus filhos podem aprender e desenvolver plenamente suas capacidades, com igualdade de oportunidade e valorização das diferenças humanas em todos os aspectos”, acrescentou.

E o sistema educacional inclusivo, em São Pedro, vai muito além da atuação dos psicopedagogos nas escolas e nas salas de aula. A Secretaria de Educação mantém, ainda, um núcleo de apoio à inclusão que funciona no contraturno escolar, com psicólogos, fonoaudiólogos e demais profissionais com especialização em Educação Inclusiva, para garantir um atendimento individualizado aos alunos especiais.

“Esse espaço é um ambiente especial, que funciona como uma espécie de apoio à sala de aula comum, verificando quais as barreiras para a aprendizagem de cada aluno, de maneira individualizada, e trabalhando de modo a superá-las”.

Celebração

No 2 de abril, ao longo de todo o dia, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação, promoveu diversas atividades lúdicas e de conscientização junto aos alunos das 23 escolas municipais.