Projeto foi lançado oficialmente na segunda-feira, 28, durante jantar com produtores e parceiros
Produtores de leite e queijo de Piracicaba e São Pedro poderão participar de um projeto inédito na região, que vai oferecer capacitações e acompanhamento gratuitos. O lançamento oficial do programa foi nesta segunda-feira, 28, Dia do Agricultor, durante um jantar no Pecege, que reuniu produtores, entidades, instituições parceiras e prefeituras.
O projeto “Conecta Leite e Queijo” tem o objetivo de impulsionar a qualidade, a produtividade e a rentabilidade da cadeia leiteira na região. O programa não tem custo para os produtores e vai oferecer acompanhamento individualizado, orientações técnicas e cursos de formação práticos. A intenção é possibilitar, ainda, acesso direto a especialistas, além da interação com outros produtores e compradores.
O projeto é realizado por meio de parceria entre diversas entidades: Sebrae-SP, Prefeituras de Piracicaba e São Pedro, por meio das Secretarias de Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Cooperativa de Produtores Agropecuários do Município de São Pedro (Coopamsp), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Defesa Agropecuária, Clínica do Leite, Coplacana, Pecege e Instituto de Zootecnica de Nova Odessa.
No lançamento, esteve presente o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba, Maurício Perissinotto. “O projeto começou como uma ideia e foi crescendo. Hoje temos muito orgulho de fazer o lançamento oficial no Dia do Agricultor. É um programa que tem tudo para render muitos frutos”, comemora.
O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, também compareceu ao encontro e disse que o objetivo é levar conhecimento aos agricultores. “Quando falamos em região metropolitana de Piracicaba, estamos nos referindo a essa integração. É um ganho para toda a nossa região e queremos, com a expertise de todos os parceiros envolvidos, poder ampliar esse trabalho. Temos muito a aprender, a crescer, e por isso fazemos questão de participar, para ampliar os horizontes e crescermos juntos.”
“A ideia é ofertar para o produtor rural de leite, alternativas para que ele aumente a qualidade técnica do produto, e consiga melhorar o preço no mercado. Além disso, que ele também tenha alternativas de comercialização com derivados do leite, que são os queijos”, completa o analista de negócios do Sebrae-SP, Renan D’Aragone.
Estiveram presentes no lançamento do projeto, além do prefeito de São Pedro e secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior, o gerente regional do Sebrae-SP, Fabio Gerlach, e representantes das demais entidades parceiras e do Concurso Internacional de Queijo.