Vivência educativa realizada por alunos da rede municipal de ensino de São Pedro faz parte da Semana Nacional dos Museus
Como parte da programação da 23ª Semana Nacional dos Museus, alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal de São Pedro-SP participaram nesta terça-feira, 13, da atividade “Tropeirinhos”, vivência educativa que uniu aprendizado e história local em uma experiência ao ar livre.
A iniciativa, realizada em parceria entre o Museu Municipal Gustavo Teixeira e a Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer de forma prática a jornada dos tropeiros que desbravaram o território onde hoje se encontra a cidade de São Pedro.
Na atividade guiada, os alunos visitaram o Museu e a sala do espaço que tem materiais relacionados ao início do município. No jardim da biblioteca, interagiram com a natureza do espaço, associando às viagens realizadas pelos tropeiros. Os alunos anotaram suas observações em um diário de bordo. A experiência é um estímulo a reflexões sobre os desafios enfrentados pelos viajantes da época e à compreensão sobre a importância histórica dos caminhos tropeiros na formação da região.
A experiência se mostrou bem rica culturalmente para os estudantes, como contou o aluno Thales Henrique Bueno, de 7 anos. "Gostei muito de estar aqui. Aprendi coisas sobre antigamente, sobre os tropeiros, o que eles faziam." , falou.
"Tropeirinhos" é uma continuidade do projeto "Município". No período de comemorações do aniversário de São Pedro, em 22 de fevereiro, os professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação para trabalhar temáticas em sala de aula sobre a origem do município.
A ação integra o conjunto de atividades promovidas nacionalmente durante a Semana dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema "O futuro dos Museus em comunidades de rápida transformação".
Em São Pedro, o projeto "tropeirinhos" destacou-se como uma proposta inovadora de ensino patrimonial, reforçando o compromisso da rede municipal com uma educação conectada à história e à cultura local.