Previsão para Quinta-feira
12 JUN 2024
Semana de Meio Ambiente tem participação de mais de 1.000 pessoas
A Semana do Meio Ambiente 2024, realizada pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, no período entre 3 e 9 de junho, atraiu mais de 1.000 participantes para as atividades realizadas.

As celebrações começaram no dia 3 de junho com o lançamento do 1º Curso de Qualificação de Educadores Ambientais, parte do Programa "Escola Cata-Vento". Baseado em pesquisa da Esalq/USP, o programa visa capacitar profissionais para a educação ambiental. A aula inaugural, ministrada pela professora Dra. Vânia Massabni, abordou metodologias ativas no desenvolvimento pedagógico. O curso, que terá mais aulas, está disponível no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Interessados podem acessar o link: www.semil.sp.gov.br/educacaoambiental/category/ead/.

No segundo dia de eventos, os alunos da Apae de São Pedro participaram de uma atividade inclusiva de fabricação de "bombas" de sementes, uma técnica originária do Japão para o cultivo de plantas. Essas "bombas" de sementes, que continham espécies como moringa, lixeira e cebolão, foram lançadas durante a 3ª Caminhada Ecológica realizada no alto da serra, ajudando na recuperação de áreas verdes. Foram produzidas aproximadamente 180 dessas bombas, que com as chuvas, se desfazem, permitindo que as sementes se integrem ao solo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi marcado por uma visita turística ao Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa. A atividade foi dedicada a pessoas com mais de 60 anos e proporcionou um tour pelo centro de pesquisa e conservação da flora brasileira, que abriga mais de 6.000 espécies vegetais, incluindo uma impressionante coleção de suculentas, capins, plantas aquáticas, trepadeiras, e um jardim filtrante utilizado no tratamento de esgoto.

“Chegamos com um dia lindo e fomos guiados por um funcionário que nos explicou sobre as diversas plantas, incluindo orquídeas e plantas medicinais. Caminhamos pelas trilhas, tudo muito organizado e seguro. Foi uma experiência maravilhosa que proporcionou conhecimento e integração”, relatou Osmar Salgado, um dos participantes da atividade.

No mesmo período, os alunos da Emeb Benedito Modesto de Paula assistiram à peça teatral "O Show de Gaia", apresentada pelo Coletivo Espontâneo de São Pedro, conhecido como "Tribo de Gaia". O espetáculo, encenado por Fernando Mota e Andrea Paternost, foi realizado no Parque Ernesto Baltieri e visou promover a conscientização sobre a preservação ambiental de forma lúdica e educativa.

Outro destaque da Semana de Meio Ambiente foi a 2ª Noite das Estrelas, realizada no Parque Marcelo Golinelli, local em que os participantes puderam observar o céu com a orientação dos físicos Sérgio Matekatto, Warner Beranger, professor Nathaniel Marcio Itepan e alunos do Instituto Federal de Piracicaba. Utilizando telescópios de última geração, a atividade proporcionou uma experiência única de observação astronômica.

Encerrando a semana, a 3ª Caminhada Ecológica reuniu entusiastas em um percurso de 4 km, com partida da antiga balança municipal. Os participantes seguiram a trilha do Parque Marcelo Golinelli até o ponto mais alto, onde compartilharam um café da manhã e tiveram a oportunidade de apreciar as belezas naturais de São Pedro, além da dispersão das “bombas de semente” pelo trajeto.

“Essas atividades são uma demonstração clara do nosso compromisso com a educação ambiental e a preservação do Meio Ambiente. Elas não apenas reforçam a importância de cuidar do nosso planeta, mas também incentivam a participação ativa da comunidade em ações sustentáveis, que são fundamentais para garantir um futuro melhor para todos, sendo pensadas para atingir todas as pessoas”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior.