Previsão para Quinta-feira
05 JUN 2024
SAMU realiza treinamento com vivência de urgência e emergência para equipes de São Pedro
São 200 horas de formação para condutores e 140 horas para os enfermeiros, que vão garantir um atendimento pré-hospitalar de 24 horas à população de São Pedro

As equipes de enfermeiros e condutores que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em São Pedro já estão sendo treinados e capacitados pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU de Piracicaba. São 200 horas de formação para os condutores socorristas e 140 horas para os enfermeiros socorristas.

Na terça-feira, o prefeito Thiago Silva fez uma visita ao grupo que participa do treinamento. Eles estavam na nova base descentralizada do SAMU em São Pedro, que será inaugurada às 10h do próximo sábado, 8 de junho.

“Esse é mais um investimento importante na saúde que planejamos para garantir acesso da população a serviços de saúde de qualidade”, disse o prefeito, que também parabenizou a equipe pelo desempenho.

Em São Pedro, esses profissionais vão se revezar em dois plantões, garantindo à população atendimento pré-hospitalar de 24 horas por dia ao longo dos 365 dias do ano. “Todos esses enfermeiros e condutores passaram por um rigoroso processo seletivo. Alguns já possuem vivência em procedimentos de urgência e emergência, alguns com UTI neonatal, como bombeiro civil ou no transporte de ambulância”, disse a responsável técnica da UPA de São Pedro, Elaine Danova.

Até o momento, os enfermeiros e condutores já passaram por várias palestras com psicólogos, profissionais de recursos humanos, aulas de segurança do trabalho, incluindo o treinamento e capacitação em situações simuladas e reais de salvamento de pacientes em situação grave por meio de viatura de suporte avançado, mobilizações, orientações, suporte básico de vida, protocolo das ações específicas para atendimento em parada cardíaca. Além de um simulado de atendimento de múltiplas vítimas, elaborado em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Piracicaba e com o SAMU do município.

PROTEÇÃO REFORÇADA - À exceção de Piracicaba, São Pedro passa a ser o primeiro dos 11 municípios da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Metropolitana de Piracicaba a contar com uma base descentralizada do SAMU. A CIR é um colegiado por meio do qual os gestores de saúde definem as necessidades de cada cidade, pactuando e deliberando sobre a política do setor na região.

Para o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches, ter o SAMU na cidade é um marco importante porque, além do ganho na logística, agiliza o tempo de resposta nos casos de urgência e emergência, aprimorando o atendimento primário, fundamental para a correta avaliação da condição na qual o paciente se encontra, além do nível de seus ferimentos e da gravidade do quadro médico.