Uma força-tarefa formada por integrantes do Desenvolvimento Social, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, secretarias de Governo e Esportes e Lazer deu início, na segunda-feira, 30, a uma ação para doar aos moradores em situação de rua de São Pedro sacos de dormir, cobertores e refeições. As assistentes sociais também ofereceram a possibilidade de tomar banho. Neste caso, os moradores em situação de rua receberam um kit com produtos de higiene.
O trabalho, realizado ao longo da semana, complementa outras ações de Desenvolvimento Social, que acompanha periodicamente os moradores em situação de rua. Segundo o levantamento das assistentes sociais, há atualmente em São Pedro 8 moradores em situação de rua. Todos têm familiares na cidade e as principais motivações para saírem de casa são desentendimentos familiares e vício em bebidas e/ou outras drogas.
O grupo ouviu relatos como o de Ana Carolina Soares, de 32 anos, que tem uma filha de 2 anos. Segundo ela, medidas protetivas a impedem de se aproximar da criança. “Quero sair dessa vida, mas não é nada fácil. Em certas situações, as mãos amigas somem.”
Outro relato foi de William de Moraes, de 39 anos. Ele diz que está na rua faz poucos dias. “Minha mãe morreu faz uns 25 dias e aí a coisa desandou”, relata o rapaz, que contou também que morava em casa alugada. Sobre as entregas de alimentos e cobertores, a iniciativa foi aprovada. “Toda ajuda é bem-vinda.”
Além de oferecer cobertores e alimentos, o trabalho do grupo também inclui estímulos para que os moradores em situação de rua voltem a ter convivência com as famílias. As assistentes sociais se oferecem para intermediar este contato.
O grupo foi à Feira do Produtor, praça Santa Cruz, praça São Benedito, praça São José e bairro Theodoro de Souza Barros, mas os moradores em situação de rua estavam no espaço da Feira do Produtor, praça Santa Cruz e no bairro Theodoro de Souza Barros.