O município de São Pedro acaba de receber o reconhecimento oficial de três novos patrimônios culturais e turísticos que reforçam sua identidade, vocação e potencial como destino de relevância no interior paulista. Foram reconhecidos como patrimônios culturais e turísticos a tradicional Semana Gustavo Teixeira, a atividade desportiva do voo livre, praticada na já destacada rampa da cidade, e o mototurismo, movimento que atrai centenas de visitantes e aquece a economia local.
As leis foram sancionadas nesta segunda-feira e serão fundamentais para o direcionamento de políticas públicas de fomento dos segmentos e de fortalecimento da imagem de São Pedro como destino de referência nestas áreas.
Os projetos de lei sobre a Semana Gustavo Teixeira e o mototurismo foram apresentados pelo poder Legislativo. Já a proposta sobre o voo livre é de iniciativa do Poder Executivo.
A Semana Gustavo Teixeira, realizada anualmente e que em 2025 chega à 72ª edição, homenageia o poeta são-pedrense Gustavo Teixeira e é considerada um dos eventos mais importantes da região nos campos literário e artístico. Com atividades culturais, palestras, apresentações musicais, declamações e exposições, a semana celebra a memória e obra do poeta, um dos símbolos da história e da identidade cultural de São Pedro.
Outro reconhecimento importante foi para o voo livre, atividade esportiva que tem como palco a rampa localizada em São Pedro, considerada uma das melhores do país por conta de suas condições geográficas e climáticas. A prática atrai atletas de diversas partes do Brasil e do mundo, além de contribuir com o turismo de aventura e o desenvolvimento sustentável da região.
Já o mototurismo, movimento crescente na cidade, se destaca por sua força social, econômica e cultural. Encontros e passeios de motociclistas tornaram-se frequentes no município, movimentando o comércio, a rede hoteleira e promovendo a integração entre diferentes públicos. O mototurismo é mais do que uma atividade de lazer: é um importante vetor de desenvolvimento e promoção da cidade como destino turístico.
Com esse reconhecimento, São Pedro reforça sua vocação como cidade plural, que valoriza sua história, incentiva o esporte e promove o turismo em suas múltiplas formas. A conquista é resultado de esforços conjuntos entre o poder público, entidades culturais, desportivas e a comunidade local, que trabalham para preservar e valorizar as riquezas que tornam São Pedro única.