Aulas com especialistas renomados, online e gratuitas são destaque no curso de qualificação para educadores ambientais criado pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, em parceria com Esalq/USP, Agências das Bacias PCJ, Corredor Caipira, CATI e UFSCar e apoio da Coordenadoria Estadual de Educação Ambiental do Estado de São Paulo.
O curso faz parte do Programa Escola Cata-Vento, que visa promover a conscientização socioambiental entre crianças, adolescentes e a comunidade escolar, abordando temas fundamentais como agricultura, energia, biodiversidade, água, resíduos, cultura, justiça socioambiental e desenvolvimento pedagógico.
As aulas serão realizadas entre junho e setembro e as inscrições podem ser feitas pelo link:
https://chat.whatsapp.com/ByxgqPDSWYGIfZuv2Nx4Bm
“Estamos orgulhosos em lançar o 1º Curso de Qualificação de Educadores Ambientais, uma iniciativa pioneira que agrega, e muito, a todas as outras iniciativas da divisão de educação ambiental da nossa Coordenadoria. Esta é uma grande oportunidade para capacitar nossos professores, ambientalistas e líderes comunitários com o conhecimento de especialistas de instituições renomadas”, afirma o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior.
Confira a programação completa do curso:
Desenvolvimento Pedagógico: Aprendendo e ensinando com metodologias ativas
Palestrante: Professora Drª Vânia Massabni
Data: 3 de junho, segunda-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), mestra em Educação Para a Ciência, doutora em Educação Escolar pela UNESP e pós-doutora em Currículo pela Universidade do Minho (Portugal). Atualmente, é professora doutora da Universidade de São Paulo (ESALQ), onde coordena o grupo de pesquisa e extensão GEDePE (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa).
Cultura: O papel das comunidades tradicionais na preservação ambiental
Palestrante: Professora Valquíria Garrote
Data: 18 de junho, terça-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Bióloga pela Universidade Estadual de Londrina, mestra em Recursos Florestais pela ESALQ-USP e atualmente doutoranda em Ecologia Aplicada (CENA/ESALQ-USP). É professora adjunta na Universidade Federal do Acre e possui experiência com Educação Escolar Indígena e Educação Superior Indígena, tendo coordenado a área de Ciências da Natureza e o Curso de Formação Docente para Indígenas. Ministra aulas na UFAC e desenvolveu projetos nas áreas de Educação Ambiental.
Resíduos Sólidos: O contexto da geração e gestão dos resíduos no Brasil
Palestrante: Professora Drª Ana Maria de Meira
Data: 20 de agosto, terça-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Graduada em Engenharia Florestal e Licenciada em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo, mestra em Ciências Florestais e doutora em Ciências pelo Departamento de Ciências Florestais, ESALQ/USP. Atualmente, é educadora ambiental da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Recursos Florestais, Planejamento Ambiental e Gestão de Resíduos.
Justiça Socioambiental: O meio ambiente é de todos!
Palestrante: Professora Drª Nathália Nascimento
Data: 9 de setembro, segunda-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UFPA, mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local e doutora em Ciência do Sistema Terrestre (CST) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ e Coordenadora da OCA. Trabalha com sistemas socioambientais, governança, políticas públicas e educação ambiental.
Energia: O cenário brasileiro das fontes renováveis
Palestrante: Professora Drª Yovana María B. Saavedra
Data: 12 de agosto, segunda-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Manuela Beltrán – Colômbia, possui Pós-doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos (EEC/USP) no programa de Engenharia de Produção. Obteve título de Mestre em Engenharia de Produção pela EEC/USP. Atualmente atua como professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Biodiversidade: O papel das áreas protegidas para conservação
Palestrante: Karine Faleiros
Data: 17 de setembro, terça-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Graduada em Engenharia Florestal com especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades mais Sustentáveis pela ESALQ-USP. Atuou como integrante da equipe pedagógica do curso de especialização da ESALQ-USP em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Mais Sustentáveis. Atualmente é Coordenadora de Educação e Políticas Públicas do projeto Corredor Caipira - Conectando Paisagens e Pessoas.
Agricultura: Alimento na mesa, floresta em pé!
Palestrante: Antoniane Arantes de Oliveira Roque
Data: 14 de outubro, segunda-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Unicamp (2005), Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar Camponesa pela UFPR (2006), Mestrado em Água e Solos pela Feagri/Unicamp (2010) e Doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Nepam/Unicamp (2019). Atualmente é Assistente de Coordenadoria da CATI/SAA-SP e professor das Faculdades Integradas Maria Imaculada. Atua como consultor na área de agricultura e informações geográficas.
Água: A importância da gestão eficiente dos recursos hídricos
Palestrante: Katia Gotardi
Data: 5 de novembro, terça-feira
Horário: 18h - 19h30
Currículo: Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba, é mestra em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela UNESP. Desde 1997, atua na Gestão dos Recursos Hídricos das Bacias PCJ com vivência no planejamento e implementação de ações técnicas e de educação ambiental voltadas à sustentabilidade hídrica/corporativa. Atualmente é Coordenadora de Gestão na Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Agências da Bacia PCJ.